Academia Vianense de Letras

A Academia Maranhense de Letras lançou a 2ª edição de O Torrão Maranhense, obra do vianense Raimundo Lopes que completou um centenário de sua primeira publicação no ano passado.

Lançado no Rio de Janeiro, em 1916, o primeiro livro de Raimundo da Cunha Lopes surpreendeu a elite acadêmica, daquele início do século XX, pelo domínio demonstrado por um autor tão jovem sobre os novos rumos tomados pela então moderna geografia, à luz dos grandes mestres europeus. Em seu livro de estreia, portanto, Raimundo Lopes apresentava um estudo sobre seu estado natal, baseado nos novos olhares da ciência geográfica, os quais se voltavam para as mútuas relações entre os fenômenos físicos, biológicos e sociais que ocorriam na superfície terrestre.

Com apresentação da professora Conceição Raposo, e orelhas assinadas pelo escritor Lourival Serejo (ambos membros da AVL), a nova edição do livro, que teve tiragem limitada, está à disposição dos interessados na livraria da AML, situada à Rua da Paz. O Torrão Maranhense também deverá ser lançado em Viana, em 27 de maio de 2017, durante as comemorações do aniversário de 15 anos da AVL.