Academia Vianense de Letras

Livro: “Naturalmente te Amo”

O amor é um sentimento que precisa constantemente ser alimentado, não necessariamente com poemas, mas com poesia, isso mesmo, poesia! A poesia não se definhe só em palavras, mas poesia nos gestos, nas atitudes, no carinho do dia a dia. Amar não é só apoiar-se no outro e esperar que tudo esteja bem. Seja a poesia que a pessoa amada espera receber todos os dias.

"Naturalmente te Amo" é um livro de poemas que canta a necessidade de regar o amor cotidianamente para que ele nunca murche e, se murchar, que possa existir a possibilidade do perdão, do recomeço.

Jediael E. Cutrim

 





: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : 

Livro: “A Senhora e o Lavrador”

Neste livro o leitor encontrará uma tragédia que mostra a história de Satira, uma jovem prometida ao filho de um barão de café de São Paulo. Próximo de seu casamento, ela conhece Fernando, um formando de Coimbra, que se torna no desenrolar do enredo, um lavrador da fazenda de seu pai, o qual a encanta e em seguida os dois apaixonam-se. No entanto, apesar de diversos fatores que impossibilitam o relacionamento desses jovens, eles vivem uma emocionante, impossível e precoce história de amor ocorrida no Maranhão no século XIX.

“A Senhora e o Lavrador” apesar de ter características históricas eu não dei importância a detalhes, pois busquei primeiro uma tragédia amorosa. Contudo, envolvi personagens reais da “Balaiada”, colocando-as em cena ainda que “tímidas”. A princípio cogitei em algo que pudesse despertar interesse na leitura de cada página, destinado principalmente aos jovens, já que o romance é entre “adolescentes”, todavia descobri que alguns amigos que já não eram tão jovens, para quem mostrava meus escritos se interessaram pela ideia. Espero sinceramente que o desejo de reler cada página possa despertar em você. “A Senhora e o Lavrador” é com certeza um livro que você gostará de ler, pois mescla História, comédia, amor e tragédia.

O AUTOR

Jediael Everton Cutrim nasceu em 31 de outubro de 1985, na cidade de Viana, na Baixada Maranhense. Durante a adolescência descobriu o desejo de escrever. Desde então se dedicou a romances, contos, poesias e a esta peça. “A Senhora e o Lavrador” foi escrita em 2003 com o intuito de levar ao público um pouco da história de sua terra, de forma diferente, envolvendo tanto a História quanto a ficção. Na escola, nessa época, estudou a “Balaiada” (revolta popular ocorrida no Maranhão no século XIX), que logo o inspirou a escrever esta tragédia.