Academia Vianense de Letras

Sob a Presidência da Acadêmica Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, foi realizada no último dia 25 de novembro, às vinte horas, no Salão de Convenções Cunaco, situado à Rua Dr. Castro Maria, na cidade de Viana, Maranhão, a Sessão Solene de Posse da Acadêmica Maria de Jesus Silva Amorim, Membro efetivo, titular da Cadeira n° 17, cujo Patrono é Onofre Fernandes, compositor, músico e maestro.

A nova Acadêmica destacou em seu discurso a vida e a obra do Patrono Onofre Fernandes, bem como do último ocupante da cadeira n° 17, Raimundo José Nunes Mendonça, conhecido por Seu Nunes, compositor, músico e maestro,ressaltando suas composições musicais. Após proferir seu discurso, a nova Acadêmica recebeu o capelo, a medalha e o diploma e foi declarada empossada pela Presidente.

Em seguida, a Acadêmica Vitória Santos proferiu o discurso de saudação, destacando a biografia da Acadêmica empossada e destacou suas obras literárias, entre as quais "Minha Poesia, Minha Alma", lançada em outro momento nesse dia, antes da posse.

E, por último, foi feita a leitura do Termo de Posse pela primeira Secretária Maria da Graça Mendonça Cutrim.

Às 18:00hs teve inicio o lançamento das seguintes publicações: "Minha Poesia, Minha Alma", da Acadêmica empossada, "O Sobrado Amarelo", do Académico Carlos Gaspar; "Réus de Batina, Justiça Eclesiástica e Clero Secular no Bispado do Maranhão Colonial", da Acadêmica Pollyana Mendonça; e Raimundo Lopes - "Seleta de dispersos" , AML.

E em seguida ocorreu a assinatura e entrega da Escritura Pública de Doação pelo Prefeito municipal de Viana Magrado Barros à AVL, referente ao terreno onde será construída a futura Sede da Academia Vianense de Letras.

No mesmo momento, o município de Viana recebeu da família Gaspar a Escritura Pública de doação do Sobrado Amarelo, a antiga fábrica, das mãos de Raimundo Gaspar, responsável pela Empresa da família.

Todos os três momentos solenes foram bastante concorridos, com a participação dos Académicos da AVL e de outras academias de Letras, de autoridades municipais, secretários de governo, vereadores, de familiares da doadora e da sociedade em geral. Contou ainda com a presença do Presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, do acadêmico da AML, Sebastião Moreira Duarte, da Presidente da AICLA, Jucey Santana, e do académico da AICLA, Gonçalo Amador Nonato.

PERFIL DA ACADÊMICA:

A nova integrante da AVL, atualmente, ocupa o cargo de Professora do Ensino Médio do Centro de Ensino Nossa Senhora da Conceição “Escola Normal”, tendo sido aprovada em concurso público.

Desenvolveu suas habilidades com a leitura e a escrita desde muito cedo e produziu as seguintes obras literárias: Palavras que não falei; Bate Papo dos Números e Minha Poesia, Minha Alma, sua mais recente publicação. Participou das seguintes Antologias: I Expressão Artística Contemporânea em Viana/MA – AVELAC; Mil Poemas de Gonçalves Dias; Cento e Noventa Anos de Maria Firmina dos Reis; Púcaro Literário I, dentre outras. Recebeu as seguintes homenagens: 1º Prêmio Licinho Campos de Poesias de Amor; Diploma Panorama Literário Brasileiro 2014/2015; Certidão de Mérito Literário pela CBJE; Comenda e Medalha de Mérito pelos 25 anos do Jornal de Itapecuru; Certificado de Mérito Educacional da AICLA. A nova acadêmica tem uma vida de trabalho dedicado às letras e à educação no município de Viana. Portanto merecedora da nova titulação de imortal da AVL.

Abaixo, as fotografias que registram esses momentos: