Academia Vianense de Letras

Esta acontecendo entre os dias 06 a 09 de dezembro a I JORNADA INTERNACIONAL DE CIENCIAS HUMANAS – JOINCH na UFMA do Campus de Pinheiro, onde o Confrade José Raimundo Campelo Franco estará realizando sua 1ª Mostra e Lançamento do Atlas do Município para o público acadêmico e educacional.

Divulgando fotos do Lançamento do Atlas  (Apresentação do atlas; vianenses que prestigiaram; dialogo com professores estrangeiros conferencistas; com alunos da Ufma)


A ideia é subproduto de um Projeto de Pesquisa desenvolvido pela UFMA e fomentado pela FAPAMA intitulado “Desafios do saber local geográfico”. Na solenidade de sua exposição Franco estará fazendo uma explanação dialogada do Atlas Municipal de Viana, o 1º atlas didático para o estudo do lugar com a dimensão espacial do município.
Atualmente o projeto está sendo experimentado nas escolas vianenses através da exposição contínua dos mapas que foram doados para as escolas, palestras com professores e alunos, entrevistas com usuários dos mapas e aplicação de questionários avaliativos.
A AVL e Secretaria Municipal de Educação –SEMED, do Município de Viana, tem sido órgãos de apoio a esse trabalho.
O lançamento será hoje (06/12), às 18 horas, e no dia 08/12, o Acadêmico Franco fará uma palestra, apresentando resultados científicos já apurados sobre o projeto intitulado: “A Cronotopia da Baixada Maranhense no olhar pictórico das infâncias baixadeiras”.