Academia Vianense de Letras

A Câmara Municipal de Viana, no último dia 12 de dezembro, em Sessão Solene, concedeu Moção de Congratulação à professora e acadêmica Maria Vitória Santos pelos relevantes serviços prestados ao Município de Viana/MA.

A professora Maria Vitória Santos ocupa a Cadeira nº 21 da Academia Vianense de Letras, patroneada por Faraíldes Campelo da Silva.

Bisneta do célebre educador vianense Egídio Rocha e filha do casal Hilton Carlos Santos e Raimunda Amparo Rocha Santos, Maria Vitória Santos, a primogênita de 13 irmãos, veio ao mundo no dia 16 de fevereiro de 1951. Iniciou ainda muito jovem a carreira do magistério na Escola Municipal São Judas Tadeu, então situada no bairro do Moquiço. Formou-se em 23/11/1970, aos 19 anos de idade.

Em 1971, começou a lecionar português no Ginásio Professor Antônio Lopes, permanecendo ali até junho de 2005. Foram 34 anos de serviços prestados a uma das instituições de ensino mais tradicionais de Viana. Também trabalhou no extinto Ginásio Bandeirantes (1972/1976), antes de ingressar no quadro de servidores do Estado, como professora do Grupo Escolar São Sebastião.

Cinco anos depois, em 1977, deixou a escola para exercer a função de Coordenadora Geral do Complexo Escolar Estadual, cargo ocupado até 1983. Nesse mesmo período, foi credenciada pela Coordenadoria do Ensino de Segundo Grau para receber, da tutela do município, a Escola Normal que passava então para a responsabilidade do Estado.

Sempre preocupada em expandir seus conhecimentos e aperfeiçoar-se profissionalmente, Vitória graduou-se em Letras (1973) e Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar (1983), ambos de licenciatura curta, pela Faculdade de Educação de Caxias (hoje UEMA). Com a chegada do Procad (Programa de Capacitação de Docentes) em Viana, no final da década de 1990, concluiu Letras Licenciatura Plena, em 2001. No seu currículo ainda consta especialização em Gestão Escolar pela Facinter (Faculdade Internacional de Curitiba), feita à distância, em 2006.

A dedicação e experiência da professora lhe conduziriam ao cargo de Secretária Municipal de Educação (1983/1987), quando teve a oportunidade de conhecer melhor o sistema educacional de todo o município de Viana.

Destacada para a Unidade Escolar Estevam Carvalho desde o final de 1987, Vitória Santos assumiu a direção da escola três anos depois. Consciente de sua responsabilidade, juntamente com todo o quadro de funcionários, sempre lutou para oferecer aos alunos uma educação de qualidade à altura do nome e tradição desse quase secular estabelecimento de ensino vianense.

Foi Vereadora da Câmara Legislativa Municipal de Viana, no período de 2001/2004.

Também foram agraciadas com a honraria as notáveis professoras Vilma dos Reis Gomes, Lucimar Gonçalves Morais (Vice-Prefeita de Viana) e Maria da Graça Mendonça Barros, educadoras de vanguarda de uma geração que resultou em grandes homens e mulheres vianenses.

Durante a Sessão Solene, destacou-se a contribuição das homenageadas na formação de profissionais e alunos.

Veja abaixo as fotos do evento.

 

View the embedded image gallery online at:
http://avlma.com.br/arquivo-chamadas/571-mocao#sigProIdde0e7277a8