Academia Vianense de Letras

 Presidente da AMCAL, César Brito profere seu discurso de posse

Aconteceu no último dia 18, na cidade de Matinha, a Sessão Solene de Posse dos Membros titulares, fundadores e efetivos, e da primeira Diretoria da Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras – AMCAL, sob a Presidência da Acadêmica Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, Presidente da Academia Vianense de Letras – AVL.

Após convidar os acadêmicos da AMCAL a adentrarem no recinto e tomarem assento junto às cadeiras reservadas, sob a execução do Hino de Matinha, a Presidente da AVL, Fátima Travassos, iniciou a solenidade com a composição da mesa diretiva, que contou com a presença das seguintes autoridades: a Prefeita Municipal de Matinha/MA, a senhora Linielda Nunes Cunha; o Presidente da Federação das Academias de Letras do Maranhão – FALMA, o senhor João Francisco Batalha; o Deputado Federal, Antônio da Cruz Filgueira Júnior; o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matinha/MA, o senhor Lenilson Mendonça Cutrim; o Secretário Municipal de Cultura, o senhor Gerlan Pereira Alves; o Vereador do Município de Viana/MA, Batista Luzardo Pinheiro Barros Segundo; a escritora Regina Cabral; e o pastor da Assembleia de Deus, o Sr. Dimas.
A Presidente da AVL, Fátima Travassos, às 20:00 horas, declarou aberta a Sessão Solene, e convidou as acadêmicas Edleuza Nere Brito de Souza, Vice-Presidente da AMCAL, e Maria Zilda Costa Cantanhede, Primeira Secretária da AMCAL, para conduzirem ao recinto o Primeiro Presidente da AMCAL, Carlos César Silva Brito, que tomou assento à mesa.
Em seguida, todos os presentes acompanharam a execução do Hino Nacional, interpretado pelo cantor lírico e acadêmico, Simão Pedro Amaral.
Dando continuidade à Solenidade, a Presidente da AVL, Fátima Travassos, convidou o Presidente da AMCAL, o acadêmico Carlos César Silva Brito, para proferir seu discurso de posse.
Ato contínuo, a Presidente da AVL, Fátima Travassos, convidou o acadêmico Carlos César Silva Brito para tomar posse como membro efetivo, fundador e primeiro Presidente da AMCAL que, posicionado em frente à mesa diretiva, foi diplomado como membro efetivo e imortal, recebeu o capelo e a medalha e, em seguida, assinou o termo de posse, passando a ocupar a cadeira de nº 04, patroneada por Ana Rita Amaral da Silva.
Após declarar empossado o Presidente da AMCAL, César Brito, a Presidente da AVL, Fátima Travassos, proferiu seu discurso saudando os presentes e destacando a ilustre figura de Astolfo Henrique de Barros Serra, patrono geral da AMCAL: (clique aqui e leia a íntegra do discurso)
Em seguida, passou a presidência da mesa diretiva para o Presidente da AMCAL empossado, que deu continuidade à solenidade.
O recém-empossado Presidente da AMCAL, César Brito, deu posse aos membros titulares, fundadores e efetivos da AMCAL e aos demais membros da Diretoria.
Em seguida, o Presidente César Brito, convidou a Primeira Secretária da AMCAL, a acadêmica Maria Zilda Costa Cantanhede, para fazer a leitura do termo de posse dos acadêmicos e da primeira diretoria.
Logo depois, o Presidente da AMCAL convidou o acadêmico João Meireles Câmara para proferir o discurso de saudação aos acadêmicos empossados, emocionando a todos.
O cantor lírico Simão Pedro Amaral interpretou a “Canção Acadêmica” (uma canção medieval do folclore alemão), de autoria desconhecida e letra adaptada de autoria do acadêmico Simão Pedro Amaral.
Ao final, o Presidente da AMCAL, César Brito, declarou encerrada a Sessão Solene de Posse dos Membros e da Diretoria da AMCAL, agradeceu a presença de todos, convidando os acadêmicos para a foto oficial; e ofereceu um coquetel aos convidados, ao som de músicas clássicas, voz e violão, com a participação dos cantores Toninho Rabelo, Priscila Carvalho e Luciano.
A AVL parabeniza a AMCAL, nas pessoas dos seus ilustres imortais, desejando votos de sucesso, manifestando apoio em prol da cultura dos nossos municípios e, de modo especial, da Baixada Maranhense.

Clique aqui e leia na íntegra o DISCURSO DA PRESIDENTE DA AVL NA SOLENIDADE DA AMCAL

Vejam as fotos.

A Presidente da AVL, Fátima Travassos, profere seu discurso de saudação aos ilustres imortais da AMCAL

 Presidente da AVL, Fátima Travassos dá posse ao Presidente da AMCAL, César Brito

Presidente da AVL, Fátima Travassos e Presidente da AMCAL, César Brito

Presidente da AMCAL, César Brito, conduzido pelas Acadêmicas da AMCAL Edleuza Brito e Maria Zilda Cantanhede

 Mesa diretiva da Solenidade de  Posse dos Membros fundadores da AMCAL

 Os acadêmicos empossados da AMCAL e a Presidente da AVL, Fátima Travassos

 Presidente da AVL, Fátima Travassos e os membros fundadores da AMCAL

Acadêmica Helena Travassos e esposo

Presidente da AVL, Fátima Travassos ao lado dos Acadêmicos da AMCAL Emanoel Travassos e Arquimedes Araújo

Presidente da AMCAL, César Brito e o Acadêmico da AMCAL Emanoel Travassos

Convidados