Academia Vianense de Letras

A Academia Vianense de Letras - AVL registra o falecimento do ilustre vereador José Carlos Pereira Costa, ocorrido no último dia 22, que deixou saudades à família, amigos e aos vianenses, pelo que representou como homem público, legando à sociedade vianense lições de amor, amizade, profissionalismo, ética na política e espírito humanitário.
Zé Carlos Costa, como era popularmente conhecido na Cidade de Viana, tinha formação em Contabilidade e exerceu, por muitos anos, a profissão de contador. Foi vereador na Câmara Municipal de Viana, pela terceira vez, tendo sido eleito por duas vezes como o vereador mais votado do município.
Foi eleito, inclusive, Presidente da Câmara de Vereadores, e por último, foi reconduzido ao cargo de vereador no pleito de 2016 pelo Partido Comunista do Brasil -PCdoB.
Exerceu ainda os cargos executivos de Secretário de Educação, Secretário de Finanças e Coordenador Político, respectivamente nos governos de Batista Luzardo Pinheiro Barros, Walber Dualibe, Djalma Campos e Messias Costa.
Era esportista e, como tal, grande incentivador do Esporte Amador, tendo sido Presidente do Esporte Clube Viana ("Leão da Baixada"), que proporcionou inúmeras alegrias à população Vianense.
Filho de José Ribamar de Oliveira Costa (já falecido) e Terezinha de Jesus Pereira Costa. Zé Carlos Costa era casado com a professora Maria do Socorro Aragão Costa e deixou três filhos.
Os acadêmicos da AVL externam aos irmãos, confrades José Ribamar de Oliveira Costa Júnior e Geraldo Pereira Costa, sentimentos de consternação e serenidade para a compreensão do grande mistério da vida e morte.