Academia Vianense de Letras

A Academia Vianense de Letras, no último dia 06 de março, prestou homenagem ao ilustre e saudoso acadêmico José Pereira Gomes, falecido naquela data, aos 92 anos.

Reunidos familiares e amigos, a AVL se despediu do ilustre vianense intelectual. Presentes a Presidente Fátima Travassos e os confrades Lourival Serejo, Joaquim Gomes, Marcone Velozo e Rogéryo Du Maranhão, filho do imortal homenageado, que se manifestaram na oportunidade.

A Presidente destacou a sua importância como membro fundador da Academia Vianense de Letras. Ressaltou também ter conduzido com zelo e dedicação a Prefeitura Municipal de Viana, enquanto Chefe do Poder Executivo Municipal, tendo criado, inclusive, o Ginásio Antônio Lopes, um marco na educação do município de Viana, até hoje. Foi um entusiasta da educação, do esporte e lazer no município.

Como Promotor de Justiça, atuou na comarca de Viana por 18 (dezoito) anos e estava aposentado como Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão. Exerceu a advocacia por muitos anos depois de aposentado.

A AVL externou sentimentos de gratidão à família e, em particular, ao confrade Rogéryo Du Maranhão, filho do imortal José Pereira Gomes, relembrando momentos singulares de sua vida:

 “Dr. José Pereira Gomes foi um marco na educação de Viana. Cumpriu sua missão como cidadão e nos deixou um legado de amor e dedicação ao seu 'torrão gentil'. Ao confrade Rogério, nossas condolências extensivas à família. A AVL perde um intelectual. Viana, enlutada, chora a partida de um filho ilustre.” - Fátima Travassos, Presidente da AVL.

Saudades…