Academia Vianense de Letras

Natural de São Vicente Ferrer, onde nasceu em 05/07/1938, Aldir Penha Costa Ferreira residiu durante parte de sua infância em Viana, iniciando aqui o contato com as primeiras letras.

Com a mudança da família para a capital, Aldir concluiu o curso primário na Escola Ribeiro do Amaral (bairro do João Paulo) e o secundário na Escola Técnica de São Luís (atual IFMA). Ingressando no magistério desde muito jovem, Aldir formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, tornando-se depois também professor desta mesma Universidade, através de concurso público.  No Ensino do 2° Grau, lecionou no SENAI e no Colégio Maranhense dos Irmãos Maristas. Em seu currículo constam inúmeros treinamentos e cursos de extensão universitária.

Aposentado pelo Ministério da Saúde, casado com Célia Buzar Costa Ferreira, pai de duas filhas e avô de quatro netos, Aldir Ferreira atualmente dedica suas horas vagas à literatura. Cronista e escritor, possui vários artigos (sobre temas variados) publicados nos principais jornais maranhenses e inclusive em antologias editadas em Brasília.

Membro da Academia Maranhense de Medicina (onde ocupa a Cadeira n° 8), é autor dos livros Espelho D’água, Contos do Jaleco Branco e No Tempo do Um.