Academia Vianense de Letras

Sétimo filho do casal José Ribamar d’Oliveira Costa e Teresinha de Jesus Pereira Costa, Geraldo Pereira Costa nasceu em Viana em 03/01/1960. Cedo iniciou sua vida escolar, ingressando no Estêvão Carvalho em 1966. Depois de concluir o antigo curso primário, em 1970, foi matriculado, aos 11 anos de idade, no Ginásio Bandeirante Dom Hamleto de Angelis. Em 1975 iniciou o curso de Contabilidade na Escola N. S. da Conceição.

Antes de concluir o curso já havia se decidido a trabalhar no comércio da família, tornando-se sócio do pai na Loja Vianense, nova empresa criada para dar continuidade à vida empresarial da família, tradição que vinha desde o seu avô Messias Costa.

Com o apoio de comerciantes da cidade, o jovem empresário conseguiu reativar a Associação Comercial e Industrial de Viana em 1984, fazendo parte de sua diretoria. Através de um convênio com a UEMA, a entidade trouxe para nosso município o Curso Superior Sequencial de Administração de Negócios, do qual foi aluno e colou grau em 2008.

Além do irrestrito apoio aos movimentos culturais da cidade, Geraldo Costa desenvolve um trabalho importante à frente do Comitê de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico e Paisagístico de Viana, entidade que preside há mais de dez anos.

Por sua consistente atuação na áreas comercial e cultural da cidade, Geraldo Costa foi eleito para ocupar a Cadeira n° 31 da Academia Vianense de Letra, tendo tomado posse na reunião solene de comemoração do aniversário de 10 anos da AVL, em maio de 2012.

Convidado pelo novo prefeito Francisco Gomes, Geraldo Costa assumiu a Secretaria de Cultura do Município em janeiro de 2013.