Academia Vianense de Letras

Nascida aos doze de junho de 1958, no povoado Guaratuba, região dos campos do município de Viana/MA, filha de José Ribamar Silva e Joana Soares Silva (in memorian), casada com o médico Edvaldo Franco Amorim e mãe do advogado Euryclides Silva Amorim e do Médico Veterinário Edvaldo Franco Amorim Filho, iniciou os estudos das primeiras letras sendo alfabetizada pela própria mãe, dona Janoca, após a família mudar-se para a cidade de Viana.

Cursou o ginásio no extinto Ginásio Bandeirante, hoje Centro de Ensino Dom Hamleto de Angelis – CEMA e concluiu o Magistério na modalidade Normal Médio na Escola Normal Nossa Senhora da Conceição.

É Licenciada em Ciências Naturais com habilitação em Matemática e Pós-Graduada em Supervisão Escolar e em Orientação Educacional.

Iniciou suas atividades pedagógicas como professora do Ensino Fundamental tendo sido sua primeira experiência como Professora Normalista em 1976, como monitora do Projeto Minerva, programa de alfabetização de Jovens e Adultos, posteriormente assumindo a função de Professora polivalente do Ensino Fundamental maior.

Desempenhou durante dez anos as atividades de Professora de 1º e 2º graus do CENEC – Professor Antônio Lopes, onde lecionou várias disciplinas, contribuindo para que crianças, jovens e adolescentes, concluíssem sua educação básica, tendo sido nomeada, logo após, Orientadora de Aprendizagem da Televisão Educativa (CEMA), ocupando, em seguida, o cargo de Orientadora de Aprendizagem – TVE (1980 a 2014), oportunidade em que desenvolveu o seu desempenho profissional na educação, orientando disciplinas do núcleo comum e contribuindo para a formação de vários jovens.

Em 2001 assumiu a Gestão Adjunta do C. E. M. Nossa Senhora da Conceição, em seguida, coordenou o Projeto Viva Educação do Governo do Estado do Maranhão na Gerência de Articulação e Desenvolvimento da Região dos Lagos Maranhenses, assumindo, também, o cargo de Diretora de Educação da Gerência Regional dos Lagos Maranhenses.

Atualmente, ocupa o cargo de Professora do Ensino Médio do Centro de Ensino Nossa Senhora da Conceição “Escola Normal”, tendo sido aprovada em concurso público.

Desenvolveu suas habilidades com a leitura e a escrita desde muito cedo e produziu as seguintes obras literárias: Palavras que não falei; Minha Poesia, Minha Alma e Bate Papo dos Números.

Participou das seguintes Antologias: I Expressão Artística Contemporânea em Viana/MA – AVELAC; Mil Poemas de Gonçalves Dias; Cento e Noventa Anos de Maria Firmina dos Reis; Púcaro Literário I, dentre outras.

Recebeu as seguintes homenagens: 1º Prêmio Licinho Campos de Poesias de Amor; Diploma Panorama Literário Brasileiro 2014/2015; Certidão de Mérito Literário pela CBJE; Comenda e Medalha de Mérito pelos 25 anos do Jornal de Itapecuru; Certificado de Mérito Educacional da AICLA.

A nova acadêmica tem uma vida de trabalho dedicado às letras e à educação no município de Viana. Portanto merecedora da nova titulação de imortal da AVL.