Academia Vianense de Letras

O acadêmico João Mendonça Cordeiro lançou recentemente no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, em São Luís, o livro “Retrato de Viana-Ma/1683 a 2013".

Segundo o autor, sem pretender comparar-se ao inigualável “Retrato de um Município” de Ozimo de Carvalho, este novo trabalho faz um apanhado geral e sucinto sobre a geografia, a economia, a história e a cultura do município de Viana, nos últimos quatro séculos (1683 a 2013). O lançamento do livro deveria ter sido em 2014, mas por problemas de saúde do escritor isso somente foi possível agora.

A obra deve ser lançada também, em Viana, durante as comemorações do 15º aniversário da Academia Vianense de Letras, em maio próximo. Professor aposentado da UFMA, João Mendonça Cordeiro é titular da Cadeira n° 3 da AVL e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Possui vários livros publicados, como Zoomorfismo Literário (2002), 70 anos (2004) e O Impeachment do governador Achiles Lisboa e 10 anos da Academia Vianense de Letras (ambos em 2012).