Academia Vianense de Letras

Com a presença de delegações do Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Bahia, foi realizada no dia 24 de março, próximo passado, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, a solenidade especial da ONG Amigos da Educação com o apoio do Clube dos Trovadores Capixabas – CTC.
Várias personalidade das artes e da literatura do Brasil foram homenageadas, entre as quais, a Presidente da AVL Fátima Travassos, que proferiu sua mensagem ao fazer uso da palavra, e recebeu o Diploma da ONG – Professora Maria Mercedes Müller – Amigos da Educação e, do Clube dos Trovadores Capixabas – CTC, o título de Comendadora – Distinção em Educação, pela semeadura de conhecimento.
A solenidade contou com a Palestra do Secretário Geral do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, Acadêmico João Roberto Vasco Gonçalves, com o tema, “Descoberta e Preservação de Documentos Históricos”, onde abordou a prospecção não destrutiva utilizando a metodologia científica, através de equipamentos eletrônicos específicos para a descoberta de documentos históricos. Segundo o Escritor Roberto Vasco “o tomógrafo por ultra som, permite visualizar o interior das paredes das edificações sem precisar intervir na estrutura, reboco ou pintura. É utilizado na engenharia civil para inspeção interna de estruturas de concreto de pontes e viadutos. O Escritor propôs o seu uso por Historiadores, pesquisadores e arqueólogos.
No dia 25 de março, no Teatro Municipal de Vila Velha/ES, Fátima Travassos participou do III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, presidida pela escritora maranhense Dilercy Adler, também presidente da Academia Ludovicense de Letras e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.
A Sociedade Cultural Latina do Brasil visa democratizar a cultura no país e no mundo, levando-a às classes sociais menos favorecidas.
Nessa solenidade foi instalada a Academia de Letras Jurídicas do Estado Espírito Santo, bem como várias personalidades foram homenageadas pelo Clube dos Trovadores Capixabas – CTC, dentre elas, a Presidente da AVL com o título de Comendadora e a Comenda José de Anchieta 2017 – Grande Benemérita, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em favor da cultura.
A Presidente Dilercy Adler, da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, apresentou projetos e teses, com lançamento do Projeto I Coletânea Poética da Sociedade de Cultura Latina do Brasil; apresentação das representações estaduais e entrega de diplomas “Personalidade Cultural – Amigos da Sociedade de Cultura Latina do Brasil”, com o qual foi agraciada a AVL; houve ainda o lançamento de várias obras literárias, concurso de poesias, trovas, contos etc, seguidas de sarau poético musical e apresentações artísticas culturais, além de jantar com apresentações musicais de artistas capixabas.

Veja abaixo alguns flagrantes do evento

Ao lado do presidente Clério Borges (Clube dos Trovadores Capixabas - CTC) e do presidente da Academia de Letras do Espírito Santo, a presidente da AVL Fátima Travassos recebe o título de Comendadora  e a comenda José
de Anchieta 2017 - Grande Benemérita (detalhe)

 

Dilercy Adler (presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil), acadêmico de Itaperucu-MirimIvaldo, a escritora e artista plástica Goreth, Paulo Melo Sousa (escritor e poeta), escritora e acadêmica Cloris Holanda (Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão)

 

Nossa representante posa com a presidência do Clube dos Trovadores Capixabas

 

Aspecto da solenidade realizada no Teatro Municipal de Vila Velha

 

Professor-comendador Weber José Vargas Müller, presidente da ong Amigos da Educação, entrega o título de Comendadora - Distinção em Educação

Comendador-Presidente do Clube dos Trovadores Capixaba. Clério Borges Santana

: