Academia Vianense de Letras

A Presidente da Academia Vianense de Letras, Fátima Travassos, acompanhada pelos acadêmicos Vitória Santos e Raimundo Franco, fizeram uma visita oficial ao Prefeito Municipal de Viana, Magrado Barros, no dia 13 de janeiro do corrente ano, ao tempo em que o cumprimentou como Prefeito empossado, desejou votos de realizações e sucesso na gestão pública e, na oportunidade, colocou a AVL para somar forças, visando o desenvolvimento da cultura do município de Viana, apresentando o convite para a posse da Diretoria e do Conselho Fiscal da AVL, que ocorreu no último dia 28 de janeiro em Viana e da qual participou.

Discorreu sobre a finalidade estatutária da Academia Vianense de Letras, a defesa e o desenvolvimento cultural, notadamente da literatura no Município de Viana e na Baixada Maranhense, empenhando-se pela sua concretização na soma de esforços junto aos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, Estadual e Federal.
Apresentou o Plano de Ações da AVL para o biênio, visando fomentar e defender o desenvolvimento cultural de Viana, sem prejuízo da implementação de outras atividades culturais pelo Município.
De logo, conclamou o apoio e o empenho da Prefeitura Municipal e do Prefeito, em especial, para concretização do Plano de Atividades da Academia Vianense de Letras, contando com o apoio do Governo Municipal nessa missão cultural.
A AVL sentiu-se honrada com o acolhimento e presteza do Prefeito Municipal Magrado Barros, que mostrou-se receptivo aos projetos e muito interessado em apoiar as nossas ações culturais.
Em seguida, visitou do mesmo modo e com a mesma finalidade a Câmara Municipal de Viana durante a Sessão Legislativa do dia, e foi recebida calorosamente pelo Presidente da Câmara Valter Serra e pelos vereadores: Álvaro Dias Filho, Batista Luzardo Pinheiro Barros Segundo, Gerson Padilha, Jefferson José Reis Gomes, João Cutrim Rabelo, João Geraldo Rocha Coelho, José Carlos Pereira Costa, José Valdemar Nascimento, Lairton Silva Cutrim, Lourival Serra Cutrim, Lucielma Costa Silva, Nadson Muniz Araújo, Nelson Antônio Moraes Muniz e Nelson Muniz Gomes.
E, na oportunidade, fez convite para a solenidade de posse da AVL, quando todos compareceram. Apresentou o Plano de Ações da AVL, bem como ressaltou a importância da implementação na grade curricular das escolas da rede pública municipal da disciplina História de Viana, solicitando o apoio da Casa Legislativa à execução dessa política pública, que é matéria de lei municipal desde a década de 90, até então não efetivada.