Academia Vianense de Letras

Na segunda Sessão Solene Comemorativa dos 15 anos de fundação da AVL, ocorrida no Salão de Convenções CUNACO, em Viana, no dia 27 de maio de 2017, foram homenageados com a entrega de Diploma de Honra ao Mérito Vianense diversas personalidades pelos relevantes serviços prestados ao município em diversas áreas. Nesta sessão também foi firmada a assinatura de Convênio de Cooperação Técnica entre a AVL e a Prefeitura Municipal de Viana/Secretaria Municipal de Educação, com a presença do Prefeito Magrado Aroucha Barros e do Secretário de Educação Raimundo Benedito Oliveira Júnior.

Na íntegra, o Termo de Convênio nº 001/2017, de Cooperação Técnica que entre si celebram a Prefeitura Municipal de Viana e a Academia Vianense de Letras, para os fins que especifica. Em anexo, o plano de trabalho, parte integrante do Convênio de Cooperação Técnica. Clique e baixe o Termo de Convênio (PDF) --> CONVENIO_AVL_ASSINADO

 

Assinatura do Convênio de Cooperação Técnica - AVL e Prefeitura Municipal-SEMED

Na mesma Sessão Solene foram apresentados os regulamentos da Academia Vianense de Letras Juvenil (AVLJ) e do Troféu Professora Edith Nair Furtado da Silva. Ao final, foi realizado um sarau poético e musical com artistas e poetas vianenses.

Foram homenageadas as seguintes personalidades de Viana e da região: o ex-Prefeito Batista Luzardo Pinheiro Barros; o médico Dr. Emanuel Rodrigues Travassos; o médico Dr. Edvaldo Franco Amorim; o escritor Manoel Santana Câmara Alves; o bispo diocesano Dom Sebastião Lima Duarte; a professora Ovídia Araújo Pinheiro; o empresário Benito Coelho Filho, que falou em nome dos homenageados; o farmacêutico José Ribamar Serejo Sousa; o pecuarista Belarmino Pereira Gomes; o esportista José Ribamar Vieira; o cantor e compositor Antônio Bernardino Rabelo Filho; o músico Antônio Tarcísio Santos.

Participaram da Mesa Diretiva a Presidente da AVL a Acadêmia Dra. Fátima Travassos, o Prefeito Magrado Barros, (que na solenidade firmou o compromisso de fazer a doação do terreno do município da antiga casa Ozimo de Carvalho, para a construção da futura sede da AVL, anunciando, de pronto, o encaminhamento de projeto de lei à Câmara Municipal para a efetivação da doação), o representante do Governador Flávio Dino, Dr. Júlio Mendonça (Agerp), o Vice-Prefeito de Matinha Marco Aurélio Travassos Araújo, a Promotora de Justiça Dra. Núbia Zeile Gomes, Secretário de Educação Dr. Raimundio Benedito de Oliveira Júnior, o Presidente da Câmara Municipal Valter Serra e a 1ª Secretária da AVL a Acadêmica Maria da Graça Mendonça Cutrim, que fez ao final a leitura da Ata da Sessão. Na mesa diretiva a solenidade foi conduzida pela Presidente. E foi conduzido o cerimonial pelo vice-presidente, o acadêmico Elvemir Franco.

O tenor Sérgio Pacheco e o pianista maestro Dani Blu prestaram homenagem, na solenidade, com um concerto às personalidades agraciadas com o Diploma de Honra ao Mérito Vianense. Logo após aconteceu o Sarau Poético e Musical sob a direção dos cantores e compositores Toninho Rabelo e Wilson Bacana, que deram um show à parte.

 : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

BATISTA LUZARDO PINHEIRO BARROS

Nascido em 13 de maio de 1934, nesta cidade, filho de Antônio da Rocha Barros e Maria da Anunciação Pinheiro Barros, pai de 10 filhos, avô de 16 netos e bisavô de 06 bisnetos, advogado provisionado, foi vereador em duas legislaturas, presidente da Câmara Municipal de Viana, Secretário e líder da Câmara Municipal de Viana, Secretário Geral do Município de Viana, Prefeito de Viana (1977-1983) e, atualmente, é Secretário Municipal de Assuntos Políticos.

Enquanto agente político, atuou na construção e reforma de várias escolas na zona do campo, na zona rural e na sede, reformando cerca de 07 escolas e construindo 20 escolas em todo o município de Viana.

Foi responsável ainda pela construção de minipostos de saúde na zona rural, pela reforma da Praça Ozimo de Carvalho e da Cadeia Pública.

Atuou também na construção da SAAE, do SESP, do antigo prédio da Secretaria de Educação, do Matadouro Municipal, do prédio da já extinta TELMA, do calçamento e pavimentação de várias ruas, da construção de dois cacimbões no povoado São Felipe, da ampliação de cemitérios no povoado Baías e na sede e na construção do cemitério no povoado Bacá dos Goveias.

Ainda como gestor público, foi responsável pela construção de pontes em madeira nos povoados de Sacaitaua e Rio Faveira, e de estradas vicinais, dentre elas a que liga Santa Tereza a Cajari.

E em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados como gestor público no desenvolvimento deste município, a Academia Vianense de Letras outorga ao Ex-Prefeito Municipal de Viana, Sr. Batista Luzardo Pinheiro Barros, o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

DR. EMANUEL RODRIGUES TRAVASSOS

Nascido em 28 de julho de 1953, nesta cidade de Viana/MA, filho de Maria José Rodrigues Travassos e Emanuel de Jesus Travassos, casou-se com Eliane de Jesus Sakamoto com quem teve três filhas.

Formou-se em medicina pela Universidade Federal do Maranhão, tendo especializando-se em Cirurgia Geral.

Autor e relator de diversos temas livres apresentados em Jornadas de Medicina, tendo também secretariado debates em mesa redonda nas referidas Jornadas.

Agregou à sua vida acadêmica diversos cursos de extensão e seminários, todos voltados para o curso de Medicina.

Dedicado aos estudos, logo logrou êxito ao ser aprovado em concurso público para Médico Cirurgião do Ministério da Saúde.

Foi aprovado também em concurso público para Médico Legista da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão e para Cirurgia Geral do Ministério da Saúde e para Cirurgia Geral da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís/MA.

Como médico trabalhou nos Hospitais Presidente Dutra, Tarquino Lopes Filho (Hospital Geral), Djalma Marques (Socorrão), Dr. Antenor Abreu, UDI Hospital, Hospital Municipal de Matinha e Hospital Municipal de Viana e na Clínica São José.

Foi ainda diretor do Instituto Médico Legal do Maranhão, Secretário Municipal de Saúde dos municípios de Matinha e Viana, Chefe do Serviço de Cirurgia Geral no Hospital Geral e Prefeito Municipal de Matinha.

Recebeu diversas premiações como: o Prêmio em Gestão Pública do Comitê Gestor Prêmio Brasil, o 11º Prêmio Brasil e o Troféu Anita Garibaldi, todos na cidade São Paulo/SP.

Considera sua família e amigos o maior troféu conquistado em toda a sua vida.

Atualmente, trabalha como Médico Cirurgião Geral no Hospital Municipal de Viana, Hospital Municipal de Matinha e no Hospital da Mulher em São Luís/MA.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

DR. EDVALDO FRANCO AMORIM

Nascido em 24 de setembro de 1949, na cidade de São Luís/MA, filho de Francisco Amorim e Carmelita Franco Amorim, casou-se com a professora Maria de Jesus Silva Amorim (Juju), com quem teve dois filhos.

Estudou na Escola Modelo Benedito Leite e no Colégio Liceu Maranhense.

Graduou-se em Medicina, com Especialização em Cirurgia Geral pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, em 1977.

Durante sua graduação, estagiou no hospital Coronel Ivan Ruy na cidade de Coelho Neto/MA, onde trabalhou depois de formado.

Foi Atendente Ambulatorial do Ambulatório de Clínica Médica dos Irmãos Maristas durante os anos de 1975 a 1977, e ainda, Técnico de Radiologia do Instituto Nacional de Previdência Social INPS durante os anos de 1975 a 1979.

Trabalhou como Médico: na Companhia Agroindustrial de Goiana CAIG em Coelho Neto/MA; no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viana durante os anos de 1986 a 1992; na Policlínica Mãe Santinha em Viana/MA; no Hospital Dr. José Murad em Viana/MA.

Foi Secretário Municipal de Saúde neste município de Viana/MA, Diretor Regional de Saúde de Viana/MA no ano de 1994, Auditor Técnico do SUS da Regional de Viana no ano de 2008, Diretor Regional de Saúde da Gerência de Desenvolvimento Regional de Viana/MA durante os anos de 1991 a 2001, Diretor-Geral do Hospital Regional Dr. José Murad em Viana/MA durante os anos de 2009 a 2012 e atualmente é Diretor Clínico do Hospital Regional Dr. José Murad nesta cidade de Viana/MA.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

MANOEL SANTANA CÂMARA ALVES 

Nascido na cidade de Matinha/MA, hoje residindo em São Paulo/SP, graduou-se em Direito pela Universidade Mackenzie em São Paulo/SP.

Após aprovação em concurso público de provas e títulos, foi nomeado Juiz do Trabalho, tendo aposentado-se no ano de 2000, na época, então juiz Presidente da 5ª Vara do Trabalho de Guarulhos.

Foi nomeado Diretor do Fórum de Guarulhos durante os anos de 1999 a 2000.

Pertence à Academia Maçônica de Letras e União Brasileira de Escritores.

Como escritor, publicou diversas obras, dentre elas: Declaração Universal dos Direitos dos Poetas; Passagens; Na Porteira do Tempo; Sorrisos, Músicas e Lágrimas (em parceira com José Vasconcelos e Dr. João Meireles Câmara).

Participou de várias antologias poéticas. Recebeu o título de “Cidadão Paulistano”, a medalha “Mario Prooetti” e o “Marco da Paz”.

Foi Presidente do Centro de Oratória Rui Barbosa e professor da Associação Princesa Isabel de Educação e Cultura e do Colégio de Vila Gustavo, e atualmente, ministra curso de Oratória e palestras sobre Direito do Trabalho em várias entidades e Universidades.

 : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

DOM SEBASTIÃO LIMA DUARTE

Dom Sebastião Lima Duarte é maranhense natural de Carutapera, nascido aos 03/04/1964, entrou no seminário em março de 1982 em Zé Doca e mais tarde cursou filosofia e teologia no Centro Teológico do Maranhão, hoje, Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA).

Entre os anos de 1995-1998 fez mestrado em Teologia e Ciências Patrísticas no Instituto Patrístico ‘Augustinianum’, em Roma-Itália. De 2000 a 2010 ministrou cursos de patrologia, patrística e história da Igreja no IESMA.

Ordenado presbítero em 1991, foi Pároco da Paróquia Santo Antônio na cidade de Zé Doca, Pároco da Paróquia São Sebastião em Carutapera e Vigário Geral da Diocese de Zé Doca quando foi nomeado Bispo Diocesano de Viana em julho de 2010.

Recebeu a Ordenação Episcopal em Carutapera no dia 18 de setembro de 2010.

Sua Posse como Bispo da Diocese de Viana ocorreu em 25 de setembro de 2010 em Viana, sede da Diocese. Tem como lema episcopal: Fiat voluntas tua (seja feita a vossa vontade).

Além de Bispo da Diocese de Viana, Dom Sebastião Lima Duarte é o bispo referencial do Regional CNBB Nordeste V (Maranhão) do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e da Pastoral da Criança.

É membro da Comissão para Ministério da Palavra e Presidente do Grupo de Trabalho sobre Mineração por designação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

OVÍDIA ARAÚJO PINHEIRO

 Nascida em 07 de outubro de 1946, no povoado Itans, filha de Joaquim Gomes de Araújo e Maria José Silva Araújo.

Ainda criança, mudou-se para esta cidade de Viana onde iniciou seus estudos, tendo-os concluído em São Luís.

Licenciou-se em Ciências pela CADES e retornou para esta cidade de Viana, onde iniciou sua carreira no magistério, tendo dedicado-se arduamente como educadora por 28 anos nas escolas Bandeirante, Centro de Ensino Nossa Senhora da Conceição, Escola Raimundo Marcellino Campello e no Ginásio Antônio Lopes.

Lecionou as disciplinas de Português, Ciências e Educação Física.

Casou-se com José Antônio Pinheiro (in memorian) com quem teve três filhos.

Atualmente, é professora aposentada e está morando na cidade de São Luís.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

BENITO COELHO FILHO

Nascido em 07 de agosto de 1965, nesta cidade de Viana, filho de Benito Martins Coelho e Maria Celeste Costa Coelho.

Iniciou seus estudos nesta cidade e concluiu-os em Brasília.

Formou-se em Marketing Estratégico pelo UNICEUMA.

Como agente político, trabalhou como assessor parlamentar na Câmara Federal, foi vereador na Câmara Municipal deste município de Viana por dois mandatos, foi ainda Vice-Prefeito e Prefeito Municipal desta cidade.

Como empreendedor, administra a Empresa Sacoã Empreendimentos, com sede nesta cidade, à qual é proprietário.

Atuou como Consultor de Projetos e Marketing nas Prefeituras de Penalva, Brejo, Pedreiras e Matinha.

Destacou-se no cenário da Comunicação atuando como apresentador de Programa Jornalístico e de Bingos eletrônicos em Rádio e TV.

Foi Diretor da Rádio Sacoã FM e atualmente é Diretor-Geral da Rádio Maracu AM e TV Meio Norte.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

JOSÉ RIBAMAR SEREJO SOUSA

Nascido em 11 de julho de 1949, nesta cidade de Viana/MA, filho de Isabel Serejo Sousa e Nozor Lopes de Sousa.

Estudou na Escola Antônio Lopes e na Escola Normal Nossa Senhora da Conceição, onde concluiu o ensino básico nesta cidade de Viana/MA.

Formou-se em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, e logo após formar-se, voltou para sua cidade natal, Viana, onde assumiu a gerência da Farmácia Serejo, continuando, até hoje, a prestar seus serviços.

Casou-se com Juciléia Correa Serejo Sousa, com quem teve 03 filhos.

É sócio-gerente do Laboratório Gêneses e funcionário público aposentado, tendo trabalhado 35 anos no Hospital Dr. José Murad.

Foi professor de Química e Biologia no Ginásio Antônio Lopes e na Escola Normal Nossa Senhora da Conceição e Presidente da Associação Comercial de Viana/MA.

É um eterno apaixonado por sua terra, suas tradições, cultura, folclore, especialmente o Bumba meu Boi.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

BELARMINO PEREIRA GOMES

Nascido em 25 de junho de 1935, filho de Ezequiel de Oliveira Gomes e Maria José Pereira Gomes, irmão do imortal da Academia Vianense de Letras, General Osvaldo Pereira Gomes, que ocupou a cadeira de nº 14 que tem como patrono Travassos Furtado.

Ainda quando adolescente mudou-se para São Luís em busca de conhecimentos e incentivado por sua mãe, a senhora Zezé Gomes.

Iniciou sua vida profissional na Manchantaria dos Pires Leal e formou-se Técnico em Contabilidade pela Academia do Comércio.

Casou-se com a Procuradora de Justiça, Dra. Rosa Maria Pinheiro Gomes, hoje aposentada, com quem teve quatro filhos.

Por mais de 20 anos trabalhou no antigo FUNRURAL, tendo concedido mais de 18 mil benefícios com abrangência nos Municípios de Viana, Matinha, Penalva, Cajari e Monção.

Destacou-se como Pecuarista tendo se tornado um dos pioneiros na criação de gado bubalino originário da Ilha de Marajó e de gado vacum neste município de Viana.

Dentre as suas virtudes estão a humildade e o respeito que tem pelos seus semelhantes, fato esse que o faz ser muito querido pelos vianenses.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

JOSÉ RIBAMAR VIEIRA – CATARRINHO

Nascido em 17 de dezembro de 1948, o conhecido Catarrinho começou a dedicar-se ao esporte ainda criança na antiga baixa de João Carvalho onde hoje é o Ginásio de Esportes.

Casou-se com Maria da Natividade Soeiro Vieira com quem teve três filhas.

Filho de Severo Vieira e Antônia Francisca Vieira, Catarrinho gostava muito de jogar futebol e teve como seu primeiro time o América.

Reunido com alguns amigos, fundaram um time de futebol ainda quando adolescentes, o Ipiranga, que se tornou um dos grandes times de futebol da cidade de Viana.

Demonstrou muita desenvoltura como goleiro do time e, ao 16 anos, passou a fazer parte da seleção vianense destacando-se especialmente pelas suas habilidades de defesa com grandes saltos.

E foi como goleiro da seleção vianense que Catarrinho trouxe para nossa cidade o título de Bicampeão do Torneio de Futebol Intermunicipal de 1968.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

ANTÔNIO BERNARDINO RABELO FILHO – TONINHO RABELO

Nascido nesta cidade de Viana, filho de Djalma Costa Castro e Belinha Rabelo, tornou-se artisticamente conhecido como Toninho Rabelo.

Destacou-se no cenário musical vianense como cantor e compositor, tendo iniciado seus estudos como músico desde muito cedo, participando de diversos festivais de música, compondo e interpretando canções, inclusive com parcerias com outros cantores da terra.

Destacou-se também como poeta tendo um de seus poemas mais conhecidos, “O plantador de palavras”, sido premiado e publicado na Antologia Poética Safra Noventa, promovida pela SECMA.

Autor de diversas composições, lançou seu primeiro CD com o título PERFIL, um trabalho eclético, rico em melodias.

Como músico dedicado que é, já lançou três CDs e já coleciona vitórias em diversos festivais de música.

Para além das fronteiras desta cidade, Toninho Rabelo participou de um intercâmbio na cidade de Viana do Castelo em Portugal, através de um projeto musical que contou com diversas apresentações e desta experiência nasceu a canção de sua autoria “Princesa do Minho” em homenagem à Viana Portuguesa.

Junto ao Ministério das Comunicações trouxe para esta cidade de Viana a REDE TV, e, em parceria com o Ministério da Cultura, trouxe também o PROJETO MAIS CULTURA.

Recentemente, representou a Cidade dos Lagos em uma apresentação no Multicenter Sebrae na cidade de São Luís/MA como atração do Pólo Lagos e Campos Floridos.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

ANTÔNIO TARCÍSIO SANTOS – ANTÔNIO PITEIRA

Nasceu em 28 de junho de 1936, filho de Estefânia dos Santos e casou-se aos 19 anos com Olga de Jesus Silva Santos com quem teve 5 (cinco) filhos.

Desde criança sempre gostou de música tendo iniciado seus estudos musicais com o mestre José Piteira.

Escolheu o saxofone como instrumento musical em que se dedicaria e tornou-o seu instrumento predileto. Talentoso e dedicado, Antônio Piteira fez parte de várias bandas na cidade de Viana, animando festas na sede, na zona rural e em cidades vizinhas.

Hoje, funcionário federal aposentado, Antônio Piteira continua dedicando-se à música, sendo detentor de um estilo inconfundível e acordes melodiosos ao tocar seu saxofone em perfeita sintonia.

 

 

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

FOTOS DA SOLENIDADE

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

A Presidente da AVL Fátima Travassos e o Vice-Presidente Elvemir Nunes Franco,

que juntos conduziram a Solenidade Comemorativa

Acadêmicos Costa Júnior e Geraldo Costa com o advogado Solon Miranda

Acadêmicos da AVL

Acadêmicos e Homenageados

Confrades da AVL

Familiares do Homenageado Luzardo

Homenageado Benito Filho representando todos os homenageados da Sessão Comemorativa

Homenageado Luzardo e a Presidente da AVL, Fátima Travassos

Homenageado Manoel Câmara e esposa

Homenageados da noite

Homenageados da Sessão Solene

Homenageados da Solenidade

Homenageados Dr. Emanuel Travassos e Professora Ovídia

Homenageados

Leopoldina, Dr. Ezequiel Gomes e a acadêmica Vitória Santos

Maestro Daniel Blum no Sarau, na companhia de Amália Gomes e do Coordenador de Comunicação Wilson Bacana

O advogado Dr. Ezequiel Gomes e o Homenageado Benito Filho com a Presidente da AVL, Fátima Travassos

Prefeito Municipal Magrado Barros anunciando a doação do terreno em que será construída a Sede da AVL

Prefeito Municipal Magrado Barros e o Vice-Prefeito de Matinha, Marco Aurélio

Representante do Governador do Estado do Maranhão, Júlio César Mendonça

 Secretária da AVL fazendo a leitura da ata da Sessão Solene Comemorativa dos 15 anos da AVL

Vice-Prefeita Lucimar Gonçalves e a Secretária de Ação Social, Rivalgênia

Auditório da Solenidade dos 15 anos da Academia

Autoridades locais e convidados  prestigiando o evento comemorativo da Academia

Tenor Sérgio Pacheco