Academia Vianense de Letras

No ano de 2007, por suas atuações importantes na cidade, duas senhoras foram agraciadas com a placa de "Honra ao Mérito Vianense", outorgada pela AVL.

Uma delas, D. Maria Gomes Costa, mereceu tal distinção por ter assumido a responsabilidade pela manutenção do antigo Ginásio Professor Antônio Lopes (mais tarde transformado em Centro Educacional) por onde passaram várias gerações de jovens vianenses, nos últimos 50 anos.

A saudação à homenageada foi proferida pela acadêmica Vitória Santos.

Leia abaixo uma síntese do trabalho de D. Maria Costa à frente dessa tradicional instituição de ensino e veja as fotos da homenagem que lhe foi prestada: 

Em 1971, quando o fundador do antigo Ginásio Professor Antônio Lopes, o então promotor de Justiça, José Pereira Gomes, foi transferido para a cidade de Bacabal, D. Maria Gomes Costa assumiu a incumbência de trabalhar pela continuidade dos bons serviços prestados, à juventude vianense, por aquele estabelecimento de ensino.

Como presidente do Conselho Comunitário, D. Maria Costa não mediu esforços, a fim de que o Antônio Lopes pudesse crescer e ampliar sua oferta de cursos, transformando-se então num verdadeiro Centro Educacional, onde os alunos ali matriculados puderam dispor do Pré-Escolar, Fundamental completo e do curso Normal de Ensino Médio e Superior. 

O trabalho árduo para o reconhecimento dos cursos, a busca de parcerias e a readaptação da estrutura física do prédio foram alguns dos vários desafios que surgiriam com o crescimento do número de estudantes do novo Centro Educacional. Em todos esses momentos, o espírito empreendedor e a capacidade de liderança de D. Maria Costa foram imprescindíveis para que os obstáculos fossem superados. 

Descendente de tradicionais famílias vianenses, D. Maria é a 4ª filha do casal Maria José Pereira Gomes e Eziquiel de Oliveira Gomes (ex-prefeito de Viana). Nascida em 9 de abril de 1934, foi aluna do Grupo Escolar Estevam Carvalho, onde concluiu o antigo primário. Já adulta submeteu-se aos cursos de Português e Contabilidade Básica. Mãe de oito filhos e viúva do comerciante Raimundo Nonato de Almeida Costa (Costinha), desde 1976, ela soube direcionar sua vida em defesa de tão nobre objetivo. 

Enquanto mãe e dona de casa, D. Maria participou ativamente de obras e movimentos sociais da cidade, como o “Clube das Mães” e da “Associação dos Escoteiros”, porém sua maior contribuição à comunidade local foi, certamente, o trabalho desenvolvido em prol do crescimento e expansão do Centro Educacional Cenecista Professor Antônio Lopes (atual Centro Educacional Dr. José Pereira Gomes), beneficiando assim inúmeras gerações de jovens vianenses, nas últimas cinco décadas. 

Por este importante trabalho na área educacional da cidade, D. Maria Gomes Costa recebeu a placa de "Honra ao Mérito Vianense", versão 2007, outorgada pela AVL.

O acadêmico José Pereira Gomes ao entregar a placa à homenageada

D. Maria entre o fundador do Centro Educacional e a acadêmica Vitória Santos

 D. Maria entre alunos e professores do então Centro Educacional Antônio Lopes