Cinco Gerações de Raimundo João Nogueira

A partir da figura do patriarca Raimundo João Nogueira, que nasceu e viveu em Viana entre 1866 a 1941, o livro faz um detalhado estudo genealógico da família Nogueira, abrangendo as cinco gerações da família até o ano de 2002.

Netos pelo lado materno de Raimundo João Nogueira, José Henrique Nogueira de Carvalho e Leonel Alves de Carvalho apresentam, no primeiro capítulo da obra, algumas informações importantes sobre a cidade de Viana, como suas festas religiosas do passado, folclore, comidas típicas, filhos ilustres etc.

Por terem usado o livro de Travassos Furtado (Minha vida, minha luta) como fonte bibliográfica, os autores repetiram o mesmo equívoco do primeiro ao assinalarem o ano de 1709 como a data do inicio do povoamento da cidade. Pesquisas posteriores, fundamentadas em fontes primárias, comprovam que a chegada dos jesuítas para fundar a missão de Nossa Senhora da Conceição do Maracu ocorreu, na verdade, no ano de 1683.

Fora esse pequeno equívoco, a obra é de grande mérito, pois registra a biografia do notável músico, maestro e compositor Raimundo João Nogueira, além de trazer o levantamento genealógico de uma das mais tradicionais famílias vianenses.