ACADEMIA VIANENSE DE LETRAS, DEZOITO ANOS – Carlos Gaspar

ACADEMIA VIANENSE DE LETRAS, DEZOITO ANOS

Carlos Tadeu Pinheiro Gaspar

Presidente da Academia Maranhense de Letras-AML

Membro fundador da Academia Vianense de Letras-AVL

Titular da Cadeira nº 01

Patrono: Antônio Lopes

Reconheça-se que dezoito anos é um espaço de tempo muito pequeno, para a consolidação de uma instituição de caráter cultural. Estão aí as que abraçaram o mesmo objetivo, paradas ou em ritmo pouco acentuado, muitas delas quase centenárias. Mas, há razões para ser comemorado o aniversário da Academia Vianense de Letras.

Os meus confrades, ao ser fundada a Academia, logo se deram conta de que ela foi criada para ter vida. E por isso puseram mãos à obra. O trabalho inicial, dos primeiros presidentes, foi essencial, pois através dele se revigorou o espírito de amor à nossa terra, o reconhecimento dos valores culturais de Viana, há algum tempo passando por uma fase de enorme obscurantismo. O apoio da sociedade a essa sua nova instituição veio por via de consequência.

O jornal O RENASCER Vianense funcionou e funciona como o instrumento eficaz no processo de vitalidade exterior permanente da Academia. Ele é a verdadeira recapitulação da história de Viana, contada por quem viveu intensamente a cidade. Assim, vitoriosa é a juventude vianense, que recebe de presente um trabalho coletivo sério, assentado no passado e no presente, na urbe e suas figuras proeminentes de ontem e de hoje. Através do RENASCER Viana se reencontra.

A marca mais evidente, mais emblemática da Academia está na administração da confreira Fátima Travassos. Determinada, levou avante o projeto de total reconstrução do prédio onde residiu e teve seu negócio o famoso farmacêutico Ozimo de Carvalho. Trata-se de uma construção nova, assentada em planta original, a partir do terreno, dos alicerces, que a Academia devolverá à paisagem urbanística da cidade. Sem dúvida, um dos mais importantes sobrados nela construído, um pedacinho do palco da Balaiada. Será a sede definitiva da Academia Vianense de Letras e deverá acolher alguns departamentos de ordem cultural inerentes a ela.

Portanto, de parabéns a Academia e seus membros, em especial a diretoria, na pessoa da dinâmica e incansável presidente, Dra. Fátima Travassos que, com coragem e determinação, fará com que a nossa instituição possua sua sede própria e Viana o mais expressivo imóvel de sua paisagem urbana e histórica.