Defesa pela permanência do Hotel Vianense

Não é de hoje que se ouve falar da desativação do Hotel Vianense, na Praça da Matriz, com o objetivo de transformar o prédio em uma espécie de anexo da prefeitura ou sede da Câmara Municipal. No entanto, desta vez, parece que a ideia goza de grande apoio por parte da assessoria do novo prefeito.

Considerando que todos os demais hotéis se localizam à entrada da cidade, parece-nos extremamente fora de lógica, para uma administração que almeja incentivar o turismo, extinguir o único hotel localizado no centro histórico, próximo ao Parque Dilú Mello e com vista privilegiada para o lago. Em outras palavras, o Hotel Vianense possui excelente localização não apenas para quem vem a passeio como também para aqueles que vêm a trabalho.

Além do mais, não seria inteligente – e muito menos econômico – transformar um imóvel, construído especificamente para abrigar um hotel, em uma casa legislativa ou sede de secretarias. Seria um desperdício e um despautério tentar converter toda a estrutura de apartamentos em gabinetes ou salas de atendimento público.

Por outro lado, não se pode negar que os serviços oferecidos pela referida hospedaria deixam muito a desejar.

Em que pese a simpática receptividade da atual administração, são inúmeras as reclamações de hóspedes insatisfeitos com o serviço ali oferecido, considerado pela maioria de péssima qualidade. Muitos até confessam que só se hospedam no Hotel Vianense por causa de sua boa localização.

Assim, somos a favor da manutenção do Hotel Vianense e da urgente melhora da qualidade de seus serviços. Aliás, esta é uma exigência que se estende a 99% da rede hoteleira da cidade. Se quisermos realmente incentivar o turismo, precisamos primeiramente preparar de forma adequada a mão de obra de nossas casas de hospedagem. Para isso, existem o Senac e o Sebrae que estão sempre oferecendo cursos rápidos de hotelaria.