AVL celebra seus 18 anos de fundação em Sessão Virtual por videoconferência

AVL celebra seus 18 anos de fundação em Sessão Virtual por videoconferência

Há 18 anos, no dia 04 de maio de 2002, nascia a Academia Vianense de Letras – AVL, em uma noite festiva na cidade de Viana, em que se reuniram seus 16 membros fundadores.

De certo, alguns imortais já partiram, deixando sua valiosa contribuição para a sociedade e, de forma especial, para a AVL, a partir de suas produções literárias, e, hoje, a Academia conta com 30 membros titulares efetivos.

Recentemente, a AVL despediu-se dos imortais José Raimundo Santos (02/10/2019), João Mendonça Cordeiro (27/02/2020) e Júlio Araújo Aires (17/04/2020), que ocupavam, respectivamente, as Cadeiras de nº 02, 04 e 18.

Atualmente, a AVL é presidida pela Acadêmica Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, já no seu segundo mandato à frente da entidade, atenta à continuidade e acrescentamento do percurso histórico percorrido pelos que a antecederam, como bem ressaltou em seu discurso de posse: […] Parafraseando Camões: “as coisas árduas e lustrosas se constroem com trabalho e com fadiga”. A compensação, o prazer de fazer e fazer bem feito. E acrescentamos a isso, a inafastabilidade de não ter medo de inovar, de avançar os paradigmas que aproximem mais a Academia da diversidade da cultura, na sua inteireza. […].

Imbuída pelo propósito de resguardar e empenhar-se pela promoção da cultura, notadamente da literatura, do município de Viana e da Baixada Maranhense, a AVL tem construído seu legado cultural ao longo desses 18 anos, dedicando-se à sociedade vianense através de suas ações culturais e, mais recentemente, com a tão sonhada e esperada Sede da entidade, “Casa Anica Ramos”, que está sendo construída, e que só foi possível após intenso e incansável empenho da Diretoria da AVL, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, cujo Projeto foi aprovado pela SECMA/CAPCI, e patrocinado pelo Mateus Supermercados S/A, iniciada a sua edificação cultural a partir do lançamento da pedra fundamental, ocorrida no dia 26 de julho de 2019, encontrando-se, atualmente, finalizando a 2ª Etapa do Projeto da Construção.

Ressalte-se que tamanha conquista só foi possível pela parceria institucional firmada entre a AVL e a Prefeitura Municipal de Viana, que encaminhou o Projeto de Lei à Câmara Municipal de Viana, e, através da Lei Municipal nº 457/2017, foi autorizada a doação do terreno onde está sendo construída a sua Sede.

O Projeto Estrutural de Construção da Sede da AVL foi desenvolvido pelo Engenheiro Civil Batista Luzardo Pinheiro Barros Filho, que dedicou-se voluntariamente à sua elaboração e é o responsável técnico do Projeto em execução.

A AVL reconhece também o empenho e dedicação do Sr. Benito Filho que foi o precursor deste Projeto de Construção, nos atos preparatórios para a doação do terreno, inclusive, doando à Academia a maquete estrutural da Sede da AVL.

De salutar importância, cumpre ressaltar o apoio do Governo do Estado do Maranhão, da Secretaria Estadual de Cultura, da Comissão de Análise de Projetos Culturais Incentivados e do Mateus Supermercados S/A, que, juntos à AVL, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, constituem-se protagonistas desta obra de edificação cultural, que integrará o patrimônio artístico e cultural da cidade de Viana e estará sempre a serviço da literatura e das artes, fortalecendo e desenvolvendo a cultura vianense.

Hoje a AVL, fortalecida e consciente da grandiosidade de sua importância para a sociedade, dedica todos os esforços para concluir tamanha obra cultural, a sua futura Sede, na cidade de Viana, além de dar continuidade ao Plano de Gestão elaborado a cada biênio, desenvolvendo atividades culturais.

Como registro histórico e de peculiar importância literária, o periódico da AVL, o jornal O Renascer Vianense, chega à sua 56ª edição e, em breve, será publicado e entregue aos assinantes e à sociedade vianense.

Estando a população maranhense e vianense vivendo um momento de pandemia do covid-19, este fato não tem permitido à Academia, ainda este ano, a desenvolver sua atividade cultural programada para o mês de maio. Contudo, a AVL tem levado à frente a ação cultural da construção de sua Sede, que se encontra concluindo a 2ª etapa. Esperamos que, passada essa pandemia, possamos recomeçar e vivenciar, retomando, em Viana, nossas ações culturais, como o Projeto “AVL na Escola”, o preenchimento de novas Cadeiras por membros titulares efetivos e Homenagens Especiais, atividades constantes do Plano de Trabalho da AVL para o biênio 2019/2020, e que já se tornaram solenidades importantes para a Academia e para os vianenses.

Celebramos todos nós acadêmicos, esse momento de grande esperança, não só da retomada da normalidade da vida do povo no nosso Estado, bem como, das nossas ações em prol da cultura vianense.

Reconhecemos, sobremaneira, o empenho de cada membro da AVL, que, junto à Diretoria da Academia, atualmente composta pelos acadêmicos: Maria Vitória dos Santos Cidreira (Vice-Presidente); Laurinete Costa Coelho (Primeira Secretária); Joaquim de Oliveira Gomes (Primeiro Tesoureiro); e José Ribamar D’Oliveira Costa Júnior (Segundo Tesoureiro), além dos membros do Conselho Fiscal: Lourival de Jesus Serejo Sousa, Maria de Jesus Silva Amorim e Aldir Penha Costa Ferreira, dedicam-se no mesmo sentido em prol da sociedade vianense e do desenvolvimento das atividades culturais da AVL.

Recentemente, pudemos vivenciar um momento de glória para a cidade de Viana, quando da ascensão ao cargo de Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, pelo imortal, Conselheiro Fiscal da AVL, Desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa, que, merecidamente conquistou tamanho reconhecimento profissional em sua carreira junto à magistratura maranhense, somando à Academia todo o seu prestígio e dedicação intelectual e literária.

Também tivemos a alegria de ver o nosso imortal, o confrade Carlos Gaspar, assumindo a Presidência da Academia Maranhense de Letras, no último dia 12 de março do corrente ano, motivo de honra e orgulho para nossa Academia e para os vianenses.

E, neste dia, 04 de maio de 2020, em nome da AVL, a sua Presidente, Fátima Travassos, confraterniza-se com todos os acadêmicos que fazem a Academia Vianense de Letras, reunidos neste dia através do recurso audiovisual da Sessão Virtual por videoconferência, abraçando, ainda que virtualmente, mas, de coração, cada um de seus pares, e o faz nos seguintes termos:

É com entusiasmo, e esperança que a AVL comemora os 18 anos de sua fundação, certa de que há muito o que percorrer, sempre em busca de consolidar o desenvolvimento de atividades primordiais à cultura vianense, acreditando no objetivo e na possibilidade de realização de suas ações culturais.

Parabéns aos acadêmicos da AVL, parabéns aos vianenses, parabéns Viana, por esta data magnífica, dia 04 de maio, em que celebramos os 18 anos da AVL.