A ACADEMIA VIANENSE DE LETRAS ELEGE NOVOS MEMBROS EFETIVOS

A Academia Vianense de Letras – AVL, na noite do último dia 02 de abril, reunida em Assembleia Geral, elegeu, por unanimidade, o Desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho e a Professora Laurinete Costa Coelho, na categoria de novos membros efetivos.

A Academia Vianense de Letras – AVL dá as boas vindas aos novos membros efetivos!

O confrade José de Ribamar Froz Sobrinho tornou-se o titular da cadeira de nº 33, patroneada por Antônio Hadade, enquanto a acadêmica Laurinete Costa Coelho ocupará a cadeira de nº 34, cuja patrona é Maria Antônia Gomes.

O processo eleitoral teve início com a publicação do Edital Eleitoral nº 001/2018-AVL, no site da Academia, que tornou pública a existência de duas vagas na categoria de membro efetivo, a serem preenchidas mediante a observância das regras dispostas no referido edital.

Após o período de inscrições (16 de fevereiro a 19 de março), a Academia instituiu uma Comissão Especial, formada pelos acadêmicos Lourival de Jesus Serejo Sousa, Joaquim de Oliveira Gomes e Elvemir Nunes Franco, que elaborou o Parecer Informativo nº 001/2018-CE/AVL, informando as condições de elegibilidade dos candidatos inscritos, o qual foi lido pela Presidente Fátima Travassos e submetido à apreciação de todos os acadêmicos presentes na ocasião da Assembleia Geral, sendo aprovado por unanimidade.

Os novos membros efetivos da AVL tomarão posse em Sessão Solene a ser realizada no próximo dia 05 de maio, no Salão de Convenções Ceasears Palace, na cidade de Viana/MA, e contará com a participação de acadêmicos, familiares, autoridades locais e convidados.

Quem são os novos membros efetivos da AVL:

  • José de Ribamar Froz Sobrinho:

É vianense, filho de Jorrimar Lindoso Froz e Jaci Cutrim Froz, divorciado, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, professor do curso de Direito da UNICEUMA e ESMAM, Coordenador da Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário no Estado do Maranhão, Membro da Comissão de Trabalho sobre Audiência de Custódia no Poder Judiciário do Estado do Maranhão e Presidente da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

É membro do Conselho Editorial da Revista da ESMAM. É autor de diversos artigos publicados no Jornal “O Estado do Maranhão” e em Informativos do Ministério Público do Estado do Maranhão.

É Pós-Graduado em Direito Civil e Processo Civil (Monografia: “Aspectos sobre os Aforamentos na Ilha de São Luís”). É especialista em Direito Ambiental e Políticas Públicas e Direito Civil. É Mestre em Direito Constitucional (Dissertação de Mestrado em Constituição e Sociedade, “Eficácia dos Direitos Fundamentais dos Encarcerados: A Situação Carcerárias no Brasil e a falência dos mecanismos formais e preservação de direitos”), e ainda, Doutorando em Ciências Jurídicas.

Foi Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão; Diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão; Diretor das Promotorias de Justiça da Capital (2004-2006); Assessor de Procurador-Geral de Justiça (2006-2008); Exerceu a função de Promotor de Justiça Eleitoral; Foi Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Maranhão e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Maranhão.

Foi membro do Conselho Editorial da Revista do Ministério Público do Estado do Maranhão – Juris Itinera, dos vol. 05 e 06; e da Comissão Editorial da 2ª Edição da Coletânea de Leis do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Ministrou diversas palestras e cursos na área jurídica em diferentes estados brasileiros, e também, nas cidades de Salamanca e Madri, na Espanha. Participou de diversos Seminários, Congressos, Fóruns, Encontros e Reuniões na área jurídica, em diferentes estados brasileiros, e também, na cidade de Lisboa, Portugal.

Recebeu diversas Medalhas de Mérito; Títulos de “Cidadão Caxiense” e “Cidadão Pinheirense”; Medalha de “Ordem do Mérito Judiciário Militar”, do Superior Tribunal Militar – STM; Medalha de “Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho”, homenagem no grau de Grande-Oficial, do Tribunal Regional do Trabalho – TRT.

O novo acadêmico Froz Sobrinho recebeu a notícia da eleição e externou sua satisfação em integrar a AVL:

“Obrigado pelo carinho de todos e todas! Estou grandemente honrado por fazer parte da Academia Vianense de Letras! Agradeço a cada confrade e confreira que me agraciaram com o voto de confiança! No dia 05 de maio vamos fazer uma grande festa à altura da Academia e de toda a história da nossa querida cidade de Viana e dos nossos amados conterrâneos e familiares!” – Froz Sobrinho.

  • Laurinete Costa Coelho:

É vianense, filha de Benito Martins Coelho e Maria Celeste Costa Coelho, solteira, servidora pública municipal, atualmente ocupando o cargo de Superintendente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, do município de Viana/MA, educadora, Licenciada em História, Especialista em Ensino de Ciências Humanas, escritora, poetisa, historiadora, colunista da rádio e TV Maracu, locutora.

Foi Diretora Regional de Educação, Coordenadora Local do Projeto Santo de Casa faz Milagres (Viana do Castelo – Portugal) e Griô Aprendiz, Secretária de Meio Ambiente do Município de Viana.

Desenvolveu atividades culturais/literárias na cidade de Viana/MA, e também o Projeto Educação para as relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, em Viana do Castelo, Portugal.

É autora da obra “Cordel de Lançamento – As Origens de Viana”, publicada em 2009, com os fins de incentivar a leitura e a aprendizagem da História de Viana, de forma mais dinâmica e lúdica.

Escreveu contos, sambas-enredos, crônicas e poesias, como “Viane-se, Poeme-se”.

Em processo de edição, a obra “Entre a Emoção e a Razão”, de sua autoria, será lançada em breve..

Após notícia de sua eleição, expressou aos acadêmicos:

“Quanta honra, quanto mérito fazer parte deste seleto grupo! O momento agora é oportuno para o imenso agradecimento e aplausos pela condução dos trabalhos relevantes que a AVL traz para Viana. Parabéns a mim, ao companheiro eleito, à Presidente e aos demais confrades e confreiras que fazem parte desta Academia de Letras.” – Laurinete Costa Coelho.