AVL PARABENIZA VIANA PELOS SEUS 263 ANOS

ANIVERSÁRIO DE VIANA

263 ANOS

NOTA DE CONGRATULAÇÕES

Por Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro

Presidente da Academia Vianense de Letras

Cadeira nº 12 – Patrono Celso Magalhães

A Academia Vianense de Letras rejubila-se e congratula-se com os poderes constituídos do município de Viana, a Prefeitura Municipal, a Câmara Municipal, a sociedade vianense, escritores, artistas, poetas e todos os que fazem e vivenciam a diversidade cultural na cidade dos lagos e na baixada maranhense, nesta data de 08 de julho, em que se comemora os 263 anos de fundação de Viana.

Mesmo em tempo de pandemia do coronavírus, motivos não faltam para comemorar esta data que marcou a história da nossa gente.

E parabenizando a nossa cidade, é necessário recordar um pouco da história. Foi em 1757, sob o reinado de D. José I, Rei de Portugal, e sob o governo de Gonçalo Pereira Lobato e Sousa, governador da Capitania do Maranhão, com uma população de 300 habitantes, que Viana foi fundada e elevada à categoria de Vila, a Vila de Viana, uma homenagem à Viana do Castelo, cidade portuguesa. Mais tarde alçada com o status de cidade, em 1855, logo sua população cresceu para mais de 8 mil habitantes, alcançando em meados do século XIX, o apogeu comercial proveniente da lavoura do algodão, arroz, milho e mandioca. Embora mais tarde, no início do século XX, tenha enfrentado um gradativo declínio econômico pela queda da exportação do algodão, da abolição da escravatura e do crescimento dos transportes ferroviário e rodoviário.

É na cultura que Viana possui uma tradição rica e marcante na história do Maranhão. Pois inúmeras personalidades ilustres se destacaram e grande parte desses homens e mulheres engrandecem, hoje, o quadro de patronos da AVL. Entre outros patronos, estão Celso Magalhães, Antônio Lopes, Estêvão de Carvalho, Ozimo de Carvalho, Astolfo Serra, Anica Ramos, Antônio Hadade, Travassos Furtado e Sálvio Mendonça.

É neste cenário de intelectuais que a Academia vem dando a sua contribuição à Educação, Cultura e ao patrimônio histórico, com ações culturais que fomentam o seu desenvolvimento.

No ano em que Viana completa 263 anos, a AVL presenteia a cidade com a sua Sede, em construção, resgatando a história e o seu patrimônio histórico, que hoje se ergue imponente na rua Prof.º Antônio Lopes, um presente fruto de parcerias com a Prefeitura Municipal de Viana, a Secretaria de Estado de Cultura e o Grupo Mateus S/A, presente em nossa amada Viana.

A AVL parabeniza a cidade ao ser nominado o Hospital Macrorregional de Viana, Dr. Antônio Hadade, médico vianense, patrono da AVL, solicitação justa e merecida, iniciativa da nossa Academia, atendida pelo Governador do Estado do Maranhão e consubstanciada no decreto nº 35.569, de 7 de janeiro de 2020.

É com imensa satisfação que trago a público, em homenagem a minha terra natal, um poema de minha autoria, que compõe o meu livro, inédito, de poesia “Introspecção”, titulada: Viana de Recordações. Assim finalizo minha homenagem:

VIANA DE RECORDAÇÕES

Viana de recordações

Viana do passado

Que me remete à infância e adolescência

Escrita, parte de minha história

De uma infância feliz

Onde, descalça, andava pelas ruas de chão batido.

Recordações das brincadeiras de menina

Brincadeiras de roda, de casinha,

Cancão e casamento oculto

As idas ao poço do ceroula

Um tempo de muitas alegrias

Sem medo e sem drogas

A pureza do coração favorecia a infância.

Viana de minha adolescência

De sonhos e encantos

Dos casarões coloniais

Do festejo de Nazaré, no céu azul

A igreja abraçada pela juventude engajada.

No verão, os passeios pelos campos verdejantes

Nos ranchos do areal,

Onde a melancia era a atração principal.

A fartura da fauna

As garças e marrecas que circundavam os campos

O lago e o pôr do sol.

A doçura da flora

Da flor do algodão

Os doces e queijos

O fogo de lenha

Aquecia o café e a alma dos namorados.

Nos campos de Viana

À beira do lago Maracu

Viajei na canoa e no tempo

Lembranças que permanecem na memória.

A vida simples e sossegada

Da jovem feliz e sonhadora

Viana de minhas recordações!