AVL participa de Sessão Especial Comemorativa do Centenário da Bandeira Vianense na Câmara Municipal de Viana

 Fátima Travassos, Presidente da AVL

Fátima Travassos, Presidente da AVL

A Academia Vianense de Letras, representada por sua Presidente Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, pela Vice-Presidente Maria Vitória dos Santos, e pelas acadêmicas Maria da Graça Mendonça Cutrim e Maria de Jesus Silva Amorim, participou da Sessão Especial Comemorativa do Centenário da Bandeira de Viana, realizada na Câmara Municipal de Viana, no último dia 07 de fevereiro.

A Solenidade Especial contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Valter Serra, do Prefeito Municipal Magrado Barros, da Vice-Prefeita Lucimar Gonçalves, dos vereadores, do Gerente Regional dos Correios de Viana, Sr. Abdenego, da representante da Família Parma, a Sra. Josenilda e o Major Fábio, dentre outras autoridades civis, militares, professores, estudantes e a sociedade vianense.

Na oportunidade, foi lançado o Selo Comemorativo do Centenário da Bandeira pelo Gerente Regional dos Correios.

A AVL presenteou o município de Viana com a doação de um quadro da Bandeira Vianense, lembrança de valor inestimável, uma homenagem da AVL ao Centenário da Bandeira, como manifestação de civismo, valorização da cultura, da paisagem, dos recursos naturais, e de amor ao símbolo maior do município, para estar em local de destaque, na sede do Poder Legislativo Municipal, a fim de que a Bandeira Vianense seja conhecida e reverenciada pelos vianenses e visitantes.

A Presidente da AVL, Fátima Travassos, integrou a mesa diretiva e proferiu seu discurso alusivo ao Centenário da Bandeira de Viana, destacando a história de sua criação e os significados de suas cores e formas.

A Sessão Solene foi bastante concorrida, com direito a bolo de aniversário, que foi servido para a comunidade presente. O evento contou com a presença da imprensa local, rádio e TV. Leia, na íntegra, o discurso proferido pela Presidente da AVL, Fátima Travassos, na Sessão Solene Comemorativa do Centenário da Bandeira de Viana e seguem as fotos.

Discurso proferido na Sessão Solene Comemorativa do Centenário da Bandeira Vianense, em Sessão da Câmara Municipal de Viana
(7 de fevereiro de 2019)

Por Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro
Presidente da Academia Vianense de Letras

Senhoras e Senhores,

Honra-me, como Presidente da Academia Vianense de Letras, participar da Sessão Solene da Câmara Municipal de Viana, Comemorativa do Centenário da Bandeira Vianense.

Hoje, 07 de fevereiro de 2019, comemoramos os cem anos do maior símbolo da nossa terra. Data significativa da história do Município de Viana. Sendo todos nós privilegiados, por estarmos aqui, participando deste momento solene de nosso município.

Como fato histórico, vale registrar que a Bandeira de Viana foi instituída pela Lei Municipal nº 112, aprovada em sessão da Câmara Municipal de Viana, em 07 de fevereiro de 1919, registrada e publicada na Secretaria da Intendência Municipal de Viana, em 10 de fevereiro de 1919, pelo Secretário Isaías Lopes Campello. E, em 1º de março desse mesmo ano, foi publicada no Diário Oficial do Estado do Maranhão, quando o Governo Municipal de Viana era Intendência Municipal; e, na oportunidade, estava em exercício o Sub-Intendente Municipal João de Parma Montezuma e Silva, ilustre patrono da cadeira nº 23, da Academia Vianense de Letras, titulada pelo acadêmico Estêvão Maya-Maya.

Vale também destacar que a Câmara Municipal de Viana, à época, tinha a seguinte composição: Francisco de Salles Silva (Presidente), Raymundo Braz de Barros, Urbano Pinto, Manoel Alves Pinto Sobrinho, Alteredo Andrelino Nogueira, José Mariano da Cunha, e Secretário Raymundo Rodrigues.

A Bandeira Vianense instituída em 1919 tem a forma em listras e em três cores: azul, branca e verde. A listra azul representa a cor do céu; a verde, a cor dos nossos belíssimos campos; a branca, a limpidez das águas do nosso formoso lago; e a estrela, o guia dos nossos destinos (a brilhar sobre o lago e os campos verdejantes vianenses).

A Bandeira não foi usada de imediato. Porém é importante ressaltar que, só a partir de 1930 que ela passou a ser usada nos eventos cívicos de Viana, e, por muitas décadas, a nossa bandeira foi usada apenas em duas cores: azul e branca, em desconformidade com a lei que a criou.

Importante também registrar a iniciativa da AVL que, por meio dos acadêmicos Carlos Gaspar e Lourival Serejo, após pesquisas, possibilitou o conhecimento e a localização da Lei Municipal nº 112/1919, instituidora da Bandeira de Viana, nas cores azul, branca e verde.
Havia dúvida acerca da autoria da Bandeira. Especulava-se entre Mariano Cunha e um padre não identificado. Após as pesquisas, o jornal “O Renascer Vianense” registrou como protagonista desse feito, João de Parma Montezuma e Silva.

Somente após essa pesquisa, há dez anos, a Câmara Municipal de Viana aprovou, em 19 de junho de 2009, o Projeto de Lei nº 28/2009 (encaminhado em 20 de maio de 2009), de autoria do então Prefeito Municipal, Rivalmar Luís Gonçalves Moraes, cuja iniciativa foi provocada pelo requerimento apresentado pelo então Vereador Ismael Abreu, em 15 de maio de 2009.

A nova lei, contendo quatro artigos, ratificou o inteiro teor da redação dos artigos 1º e 2º da Lei Municipal nº 112/1919, que criou a Bandeira da Cidade de Viana, instituindo a forma e as cores do pavilhão municipal. E foi quem determinou que a Bandeira Municipal deveria ser imediatamente adequada aos moldes da Lei Municipal nº 112/1919, em três cores. Assim foi protagonizado o resgate das verdadeiras cores da Bandeira Vianense com os seus respectivos significados.

A AVL, junto aos diversos gestores municipais, desde a sua criação em 2002, tem fomentado ações para o desenvolvimento da cultura e preservação da história de Viana.

Logo, senhor Prefeito Municipal, Magrado Barros, tudo isso objetiva a divulgação nas Escolas Municipais e na sociedade do verdadeiro significado das cores desse símbolo, para manter vivo o ato de reverência à Bandeira Vianense, que enaltece nossas riquezas naturais: os lagos, os campos verdes e o céu azul, cuja paisagem embeleza a cidade de Viana.

Também é enorme a nossa satisfação ao presenciarmos, nesta Sessão Solene Comemorativa do Centenário da nossa bandeira, o lançamento de Selo Comemorativo pelos Correios, em convênio com a Prefeitura Municipal de Viana, levando a divulgação à Nação Brasileira e à comunidade Internacional o nosso maior símbolo, a Bandeira Vianense.

Parabenizamos o Presidente da Câmara Valter Serra e o Prefeito Municipal Magrado Barros, por este momento tão importante e cheio de significado cívico, na sede do Poder Legislativo Municipal, em Sessão Solene Especial.
Agradecemos penhoradamente, por terem acolhido nossas solicitações para que, hoje, estivéssemos todos aqui, nesta manhã memorável, vivenciando este momento histórico, com muita emoção, e irmanados pelo amor à nossa Viana. Certamente não estaremos mais aqui para vivenciarmos o bicentenário da Bandeira Municipal.

A Academia Vianense de Letras alegra-se e parabeniza o Poder Executivo Municipal e a Secretaria da Educação, pela recente inserção, no Plano de Ações Anual da SEMED, das atividades referentes ao Centenário da Bandeira de Viana, recepcionando as nossas proposições.

Participando desta homenagem, informamos a todos que a AVL também promoverá uma Sessão Solene Comemorativa ao Centenário da Bandeira de Viana, a realizar-se no dia 04 de maio de 2019, como parte integrante das comemorações dos seus 17 anos de existência.

Finalizando, e com ênfase a esta homenagem, a AVL, nesta Sessão Solene, presenteia a Câmara Municipal com um quadro da Bandeira Vianense e textos dos artigos da Lei municipal nº 112/1999.

Passo agora, simbolicamente, às mãos do Exmo. Senhor Presidente Valter Serra e a todos os Edis desta Casa, lembrança de valor inestimável, homenagem ao centenário da bandeira, com arte e logomarca criadas pelo acadêmico Luiz Antônio de Jesus Morais, do Departamento de Comunicação da AVL, como manifestação de civismo, valorização da nossa cultura, da paisagem, dos recursos naturais, e de amor ao símbolo maior de nossa terra natal, a fim de que seja afixado, em destaque, nesta Casa Legislativa, para que a nossa bandeira seja conhecida e reverenciada pelos vianenses e visitantes que aqui marcarem presença.

“Salve pavilhão ridente de lindas cores brilhantes que a mocidade contente te saúda delirante! Salve a terra abençoada! Viana torrão gentil!” (Do Hino de Viana).

Salve o Centenário da Bandeira Vianense!

Muito obrigada.