In Memoriam

Padre Eider Furtado da Silva

A história de vida pessoal do Padre Eider Furtado da Silva se entrelaça e se confunde com a própria história religiosa do povo vianense. Menino nascido no Barro Vermelho, atual Cajari, Eider chegou em Viana no ano de 1928, aos onze anos de idade. Vinha acompanhando sua irmã, a professora normalista Edith Nair, a qual passara uma temporada de três anos lecionando na vizinha cidade de Monção.

Kalil Mohana

Filho de libaneses, ele nasceu em Viana no dia 10 de novembro de 1935. Seus pais, Miguel Abraão Mohana e Anice Mohana eram primos, chegados ao Brasil logo após a I Guerra Mundial. Depois de rápidas passagens pelas cidades de Grajaú e Coroatá, fixaram-se por algum tempo em Bacabal, onde nasceram os primeiros filhos, João e Laura. Logo se mudariam para a próspera Viana do início do século XX, aqui se fixando por muitos anos e onde nasceriam os outros cinco filhos: Ibrahim, Olga, Kalil, Julieta e Alberto.

 

Aristides Simas Coelho de Sousa 

Nascido em Viana, no dia 10 de agosto de 1922, o filho primogênito do casal, Levi Coelho de Sousa e Catarina Simas Coelho de Sousa, recebeu na pia batismal o nome de Aristides, em homenagem ao avô paterno, o famoso advogado Aristides Augusto Coelho de Sousa.