José Raimundo Franco toma posse na AVL

Na noite do último dia 24 de maio, a Academia Vianense de Letras reuniu-se para dar posse ao seu mais novo integrante, José Raimundo Campelo Franco, eleito para ocupar a Cadeira n° 32, patroneada pela professora Benedita das Mercês Balby.

Realizada na Catedral de N. S. da Conceição, em Viana, e presidida pelo jornalista Luiz Alexandre Raposo, a cerimônia contou com a presença de autoridades locais como o prefeito Francisco Gomes, o Secretário Municipal de Educação, Carlos Augusto Cidreira, o presidente da Câmara Municipal Jeferson Reis Gomes, e a vereadora Leonilde Costa, além de amigos, admiradores e familiares do novo imortal vianense.

Conduzido pelas acadêmicas Conceição Raposo e Fátima Travassos, o professor José Raimundo Franco adentrou o recinto sob os aplausos dos presentes. Após, a execução do hino vianense, a também professora Vitória Santos proferiu a saudação de boas-vindas ao novo acadêmico. Em seguida, o presidente da casa convidou o empossado para fazer o elogio à sua patrona, oportunidade em que, num belíssimo discurso, o exemplo de amor ao magistério e o testemunho de uma vida devotada à educação vianense da professora Benedita Balby foi devidamente reconhecido e exaltado.

Ao final da reunião solene, o público presente foi brindado com um recital de música, no qual peças clássicas, como a Ave Maria de Gounod, Panus Angelicus, e a ária Nessun Dorma de Puccine, intercaladas com pérolas da MPB, a exemplo de Planeta Água de Guilherme Arantes e Oceano de Djavan, foram magistralmente interpretadas pelo tenor Sergio dos Santos, acompanhado do pianista Deivisson Lopes.

Após a cerimônia, o professor José Raimundo Franco recepcionou seus convidados com um jantar, regado a música ao vivo, no bar e restaurante Ilha Sport.

Veja abaixo alguns momentos da solenidade de posse:

A introdução do novo acadêmico Momento da execução do Hino Vianense Franco fazendo o discurso de posse Outro flagrante da solenidade O professor Franco entre seus pares da AVL