NOTA DE CONGRATULAÇÃO

 

NOTA DE CONGRATULAÇÃO

 

A Academia Vianense de Letras, por sua presidente, diretoria e acadêmicos, vem congratular-se com o escritor e Desembargador Lourival Serejo pela sua ascensão, na data de 24 de abril de 2020, ao mais elevado cargo do Poder Judiciário Estadual, bem como dos demais integrantes da Mesa Diretora, o Desembargador José Bernardo Rodrigues (Vice-Presidente) e o Desembargador Paulo Velten (Corregedor-Geral da Justiça).

 

A AVL congratula-se também com a sua família e amigos, à distância em tempo de pandemia do coronavírus, que não permitiu a participação presencial de todos, para saudação com um abraço fraterno!

 

Sabe-se que o momento é de dificuldade e de grandes desafios, contudo não há dúvidas de que o Desembargador Lourival Serejo desempenhará sua nobre missão com eficiência, ética, tranquilidade e sabedoria.

 

A Academia Vianense de Letras externa votos de felicidade e pleno êxito no exercício da Presidência do TJMA.

 

São Luís – MA, 23 de abril de 2020.

 

 

Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro

Presidente da Academia Vianense de Letras

 

 

Biografia

 

O vianense Lourival Serejo de Jesus Sousa é membro da Academia Maranhense de Letras (Cadeira nº 35 – patrono César Marques), membro fundador da Academia Vianense de Letras (Cadeira nº 10 – patrono Estêvão Rafael de Carvalho), da Academia Imperatrizense de Letras (Cadeira nº 4 – patrono Cândido Mendes) e da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (Cadeira nº 10 – patrono Dionísio Rodrigues Nunes).

 

No exercício profissional, Lourival Serejo exerceu diversos cargos e funções: advogado, Promotor de Justiça, professor de Direito da UFMA, Juiz de Direito, Diretor da Escola Superior de Magistratura, membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Ouvidor do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão e Vice-Presidente da Corte Estadual de Justiça. Atualmente é Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

 

Publicou diversas obras, entre elas: O presépio queimadoRua do porto; O baile de São Gonçalo; Do alto da Matriz; Na casa de Antônio Lobo; Da aldeia de Maracu à Vila de Viana; Entre Viana e Viena; Pescador de memórias; Havana; e Mistério de Uma Cidade Invisível.

 

Na área jurídica, Lourival Serejo publicou textos nas principais revistas do país e os seguintes livros de sua autoria, entre eles: Contribuições ao estudo do Direito; Direito Constitucional da Família; Provas ilícitas no direito de família; A família partida ao meio; Formação do Juiz: anotações de uma experiência, Comentários ao Código de Ética da Magistratura Nacional; e Os novos diálogos do direito de família.