NOTA DE PESAR – BELARMINO PEREIRA GOMES

ACADEMIA VIANENSE DE LETRAS PATRONA ANICA RAMOS

Patrono Geral Celso Tertuliano da Cunha Magalhães

Fundada em 04 de maio de 2002 e registrada no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas – Viana/Ma, n.º de ordem 387, de 04/06/2002, fls. 21, Livro “A”, n.º 05; Alteração registro n.º 1170, Livro A10, de 15/12/2016. Declarada de utilidade Pública Municipal, Lei nº 148/03.

NOTA DE PESAR

A Academia Vianense de Letras Patrona Anica Ramos, por sua Presidente Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, vem solidarizar-se com a família do vianense Belarmino Pereira Gomes, pelo seu falecimento ocorrido no último dia 04 de abril, em São Luís/Ma, aos 85 anos.

Nascido em 25 de junho de 1935, filho de Ezequiel de Oliveira Gomes e Maria José Pereira Gomes, era casado com a Acadêmica da Academia Vianense de Letras Rosa Maria Pinheiro Gomes (Cadeira nº 15-Patrona Anica Ramos) e era irmão do imortal da Academia Vianense de Letras, General Osvaldo Pereira Gomes, que ocupou a cadeira de nº 14 que tem como patrono Travassos Furtado.

Belarmino Gomes, ainda quando adolescente, mudou-se para São Luís em busca de conhecimentos e incentivado por sua mãe, a senhora Zezé Gomes. Iniciou sua vida profissional na Manchantaria dos Pires Leal e formou-se Técnico em Contabilidade pela Academia do Comércio.

Casou-se com a Procuradora de Justiça, Dra. Rosa Maria Pinheiro Gomes, hoje aposentada, com quem teve quatro filhos: a Promotora de Justiça Núbia Zeile Gomes, o Advogado Ezequiel Gomes, o Engenheiro Civil Luís Carlos Gomes e Sérgio Gomes.

Por mais de 20 anos trabalhou no antigo FUNRURAL, tendo concedido mais de 18 mil benefícios com abrangência nos Municípios de Viana, Matinha, Penalva, Cajari e Monção.

Destacou-se como Pecuarista tendo se tornado um dos pioneiros na criação de gado bubalino originário da Ilha de Marajó e de gado vacum neste município de Viana.

Belarmino Pereira Gomes deixa um legado de humildade e respeito para com os seus semelhantes, e uma profunda e eterna saudade em todos aqueles que tiveram a alegria de com ele conviver.

Belo, como era carinhosamente chamado por seus familiares e amigos, nasce para a eternidade e renascerá todos os dias na memória dos seus entes queridos, de forma especial, nas lembranças de sua esposa, filhos e netos.

E é com profundo pesar, que a Academia Vianense de Letras Patrona Anica Ramos, consternada, presta suas condolências a todos os familiares, amigos e vianenses. Que Deus conforte a todos neste momento de dor e saudade.

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados,

e eu darei descanso a vocês. (Mateus 11:28)