NOTA DE PESAR – JOÃO BATISTA FRANCO

JOÃO BATISTA FRANCO

A Academia Vianense de Letras, com muito pesar, registra o falecimento do Sr. João Batista Franco, ocorrido ontem, na data de 20 de fevereiro de 2022, aos 75 anos, na cidade de Viana/MA.

João Batista Franco, o Joca, como era carinhosamente conhecido, era alfaiate e músico. Foi homenageado pela AVL, sendo-lhe outorgado o Diploma de Honra ao Mérito Vianense, em Solenidade Comemorativa dos 17 anos de sua fundação, realizada em 06 de julho de 2019, na cidade de Viana/MA.

A Academia Vianense de Letras, de luto, externa sentimentos de consternação e serenidade, solidarizando-se com familiares, em especial, os confrades Elvemir Nunes Franco e josé Raimundo Campelo Franco, por tão grande perda.

BIOGRAFIA

João Batista Franco, nasceu em Viana/MA, no dia 5 de novembro de 1946. Filho de Laudelina Garcia Franco, casou-se com a professora Neide de Oliveira Franco (falecida em 03/04/2021), e dessa união tiveram os filhos Jorge Moisés de Oliveira Franco e Jozineide de Oliveira Franco. Estudou em Viana, onde cursou todo o antigo primário e o ginásio, concluindo o Ensino Médio na Escola Normal Nossa Senhora da Conceição. Formou-se em Técnico de Contabilidade. A música sempre foi presente na história do povo vianense, quando Viana ficou conhecida como a “Cidade dos Músicos”. O interesse dos jovens pela música era comum em nossa cidade, como ocorreu com o jovem João Batista Franco, Joca, como era carinhosamente chamado pelos vianenses. Embora tivesse formação de Técnico em Contabilidade, sempre exerceu as profissões de músico e alfaiate. Com dezoito anos de idade, estudou música com o Sr. José Ribamar Costa, conhecido pelos vianenses como Zé Piteira. Iniciou na profissão de músico no carnaval de 1965, tocando o instrumento piston. Posteriormente, tocou outros instrumentos como: trombone, bombardino, barítono e tuba. Quanto ao ofício de alfaiate, aprendeu na mais tenra idade, aos 15 anos com o seu tio, o Sr. Eldemir Garcia Franco, conhecido por Sr. Elzinho. Atualmente, o músico João Batista Franco encontrava-se em efetiva atividade, desempenhando suas atividades de músico e de alfaiate no município de Viana/MA, despedindo-se, precocemente, no último dia 20 de fevereiro, deixando saudade em todos que tiveram a alegria de com ele conviver.