O CENTENÁRIO DA BANDEIRA DE VIANA

Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro

Cadeira nº 12

Presidente da AVL

 

A Academia Vianense de Letras registra e traz a público o Centenário do maior símbolo vianense, a Bandeira de Viana, que transcorrerá no próximo dia 07 de fevereiro, um marco histórico para todos nós vianenses que vivenciamos, com emoção, o seu aniversário de 100 anos.

A Bandeira de Viana, nas cores azul, branca e verde, foi instituída pela Lei Municipal nº 112, de 07 de fevereiro de 1919, publicada no Diário Oficial do Estado do Maranhão, em 1º de março do mesmo ano.

Importante relembrar aqui, os significados das cores de nossa Bandeira. Em listras horizontais nas cores azul, branca e verde e sobre a listra azul, no canto, uma estrela branca. Representa a listra azul, a cor do céu; a verde, a cor dos nossos belíssimos campos; a branca, a limpidez das águas do nosso formoso lago; e a estrela, o guia dos nossos destinos, a brilhar sobre o lago e os campos verdejantes.

A Lei Municipal foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana, que tinha a seguinte composição: Francisco de Salles Silva (Presidente), Raymundo Braz de Barros, Urbano Pinto, Manoel Alves Pinto Sobrinho, Alteredo Andrelino Nogueira e José Mariano da Cunha.

Por muitas décadas, a Bandeira Vianense foi usada em desconformidade com a Lei Municipal que a criou.

Após intenso trabalho de pesquisa, realizada pelos acadêmicos Lourival Serejo e Carlos Gaspar, foi possível conhecer, assim, a Lei Municipal instituidora da Bandeira Vianense, nas três cores, até então, inobservada na sua inteireza.

Revendo a história registrada, o jornal O Renascer Vianense, nas edições de números 24 e 25, cita que o patrono da Cadeira de nº 23 da AVL, João Montezuma de Parma e Silva, foi o protagonista desse símbolo, à época, Intendente Municipal, em exercício, quando da aprovação da Lei Municipal que instituiu a Bandeira de Viana.

Todavia, foi em 19 de junho de 2009, que a Câmara Municipal de Viana reconheceu a existência e vigência da Lei Municipal, e, apartir daí, foram reconhecidas as reais cores estampadas na Bandeira. O vereador José Ismael Abreu foi o autor do projeto que fez esse reconhecimento.

A AVL, junto aos gestores municipais, tem fomentado ações a serem desenvolvidas durante o ano do Centenário. De modo que, tanto a Prefeitura Municipal/SEMED quanto o Poder Legislativo Municipal, integrem ao calendário municipal ações voltadas aos 100 anos da Bandeira de Viana, sobretudo objetivando divulgar, nas Escolas Municipais e na sociedade vianense, os verdadeiros significados das cores desse símbolo, bem como para manter vivo o ato de reverência à Bandeira Vianense.

A entidade acadêmica também prestará sua homenagem à Bandeira de Viana, em Sessão Solene, em maio deste ano, na cidade de Viana, momento de importância cívica para todos nós que encontramos na Bandeira e suas cores, o enaltecimento de nossas riquezas naturais: os lagos, os campos verdes e o céu azul, cuja paisagem embeleza a cidade de Viana.

E para dar ênfase a esta homenagem, a AVL, por meio do seu Departamento de Comunicação, sob a coordenação e criação do ilustre acadêmico Luiz Antônio de Jesus Morais, adotou uma logomarca alusiva ao Centenário da Bandeira de Viana (segue abaixo), nossa manifestação de civismo, valorização e amor ao símbolo maior de nossa terra natal, cujo Hino Vianense exalta: “Salve pavilhão ridente de lindas cores brilhantes que a mocidade contente te saúda delirante! Salve a terra abençoada! Viana torrão gentil!”

Abaixo o Hino de Viana:

 

Salve a terra abençoada

Viana torrão gentil

Rica pérola engastada

Nos adornos do Brasil

 

Veneza dileta amada

És filha do Maranhão

Berço de heróis destinada

A suprema comunhão

 

Salve a terra abençoada

Viana torrão gentil

Rica pérola engastada

Nos adornos do Brasil

 

Rútila estrela brilhante

Neste puro céu ameno

Lua cintila radiante

Sobre o teu lago sereno

 

Salve a terra abençoada

Viana torrão gentil

Rica pérola engastada

Nos adornos do Brasil

 

Salve pavilhão ridente

De lindas cores brilhantes

Que a mocidade contente

Te saúda delirante

 

 Salve a terra abençoada

Viana torrão gentil

Rica pérola engastada

Nos adornos do Brasil

________

Letra por Temistocles Lima

Melodia por Amancio de Aquino