PERFIL DO ELEITORADO VIANENSE

A partir do levantamento efetuado pelo TRE, durante o recadastramento para a biometria, dados interessantes sobre o eleitorado do município de Viana podem ser melhor visualizados.

Quantitativo de eleitores

O eleitorado vianense é de 31.640 eleitores. Houve uma queda de mais de quatro mil eleitores a contar da última eleição de 2014.

Essa queda no número de eleitores deveu-se à revisão eleitoral, que se realizou com a implantação da biometria. Supõe-se que muitos eleitores deixaram de comparecer para a revisão. Outros estavam irregulares e alguns por não terem domicílio fixo no município.

Apesar de lamentar-se essa diminuição – recuperável a partir de novembro – comemora-se que se teve, certamente, a eleição mais autêntica e legítima: só votaram os vianenses que se recadastraram pela biometria.

Grau de instrução

Nesse ponto, destacam-se dois índices importantes: o percentual de eleitores analfabetos (3.35%) e o número de eleitores com curso superior completo (3.96%). Considerando o total de votantes analfabetos, no Estado do Maranhão (11,96%), o percentual vianense está razoável, apesar de que todo analfabetismo é fator inadmissível. Entretanto, ao se somar com as categorias “lê e escreve” e “ensino fundamental incompleto”, constata-se que o os analfabetos funcionais chegam a 41,90%, o que é um índice preocupante e vergonhoso.

O número de eleitores vianenses com curso superior é igual ao do Estado do Maranhão e está consentânea com as limitações que se tem pelo escasso número de cursos superiores ao alcance da juventude local. Essa conformação não significa que se trata de um número aceitável. Quanto mais pessoas com curso superior completo, maior  desenvolvimento o município alcançará.

Faixa etária

Observa-se que a concentração de eleitores está na faixa de 30 a 34 anos de idade. Lamentável é a constatação do baixo índice de participação dos jovens de 16 a 20 anos de idade. Essa ausência de interesse dos jovens pela política é triste e indica que a juventude está apática, incrédula, sem vibração pelas causas política da sua comunidade. Ocorre, entretanto, que esse fenômeno não é só de Viana. Verificou-se também essa baixa percentagem no Maranhão e no Brasil.

Gênero

O eleitorado feminino (51%) é maior do que o eleitorado masculino (49%). Esse fato também não é exclusividade vianense, nem do Maranhão: é de todo o Brasil. O eleitorado feminino é maior do que o masculino, daí porque a campanha da Justiça Eleitoral busca incentivar a participação da mulher na vida política. O Brasil ocupa um lugar pífio na América Latina quanto à participação da mulher na política.