AVL, em sessão solene, empossou dois novos membros efetivos titulares da Academia Vianense de Letras e outorgou diploma de honra ao mérito vianense às personalidades vianenses.

Na manhã do dia 05 de maio, antecedendo o momento Solene de Posse de novos membros efetivos da Academia Vianense de Letras, foram afixados os quadros referentes aos patronos Antônio Hadade, da Cadeira nº 33 e Maria Antonia Gomes Costa, da Cadeira nº 34, na Biblioteca Pública Municipal Ozimo Carvalho, na cidade de Viana/MA.

O momento solene de colocação dos quadros dos patronos contou com a presença de autoridades locais, dos acadêmicos da AVL e dos novos membros, titulares das Cadeiras de números 33 e 34 (foto ao lado), que, na ocasião, apresentaram os seus respectivos patronos: José de Ribamar Froz Sobrinho, titular da Cadeira de nº 33, patroneada pelo médico Antônio Hadade; e Laurinete Costa Coelho, titular da Cadeira nº 34, patroneada pela professora Maria Antonia Gomes Costa.

Foi uma manhã festiva quando foi destacado pelos novos acadêmicos o legado deixado pelos ilustres patronos, as contribuições do competente médico e da dedicada professora à história da cidade de Viana.

No mesmo dia, às 19 horas, sob a Presidência da acadêmica Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, foi realizada a Solenidade de Posse de Novos Membros Efetivos Titulares da Academia Vianense de Letras e de Homenagens às personalidades vianenses, ocorrida no salão de convenções Caesers Palace, na cidade de Viana/MA.

Foram empossados os novos acadêmicos José de Ribamar Froz Sobrinho e Laurinete Costa Coelho, eleitos em Assembleia Geral da AVL, realizada no dia 02 de abril do corrente ano, em conformidade com o Edital Eleitoral nº 001/2018-AVL.

O acadêmico José de Ribamar Froz Sobrinho tomou posse como membro efetivo, titular da Cadeira nº 33, patroneada por Antônio Hadade, da Academia Vianense de Letras. Em seu discurso de posse, destacou a satisfação de ingressar na AVL, e elogiou seu ilustre patrono, Antônio Hadade, o qual, no seu ofício de médico, guarda uma relação histórica com a família do empossado, como bem descreveu em seu discurso, além do prestígio e galhardia de pertencer, a partir desta noite, ao profícuo e irrepreensível trabalho da AVL, somando esforços juntos aos demais pares na realização de relevantes serviços prestados à cultura vianense e maranhense, agora como membro efetivo e titular da AVL.

Após proferir seu discurso, o novo acadêmico recebeu da Presidente da AVL, Fátima Travassos, o capelo, a medalha e o diploma de posse. Em seguida, fez o juramento acadêmico: “Prometo cumprir fielmente o estatuto e o regimento interno da Academia Vianense de Letras, defendendo e fomentando o desenvolvimento cultural, notadamente, da literatura na cidade de Viana e na Baixada Maranhense”; e foi declarado empossado e convidado a assinar o Termo de Posse.

Em seguida, a Presidente da AVL, Fátima Travassos, fez o discurso de saudação ao novo membro, representando todos os acadêmicos da AVL, e a pedido do ilustre acadêmico empossado, José de Ribamar Froz Sobrinho, destacando, especialmente, a sua biografia, cujo legado guarda importante semelhança com a vida funcional da Presidente da AVL, em várias etapas de suas carreiras jurídicas, como bem descrito em seu discurso, além da honraria que é, para a AVL, o seu ingresso como imortal.

Ao final do discurso de saudação, em homenagem ao novo confrade empossado, o tenor Sérgio Santos, acompanhado pelo maestro Daniel Martins, interpretou a canção “Quem sabe?”, de autoria do maestro paulista Carlos Gomes, em parceria com o poeta sergipano Francisco Leite Bittencourt Sampaio.

Também foi empossada, como membro efetivo, a acadêmica Laurinete Costa Coelho, como titular da Cadeira nº 34, patroneada por Maria Antonia Gomes Costa, da Academia Vianense de Letras. Em seu discurso de posse, evidenciou a importância de ingressar junto à AVL, e destacou, em elogio, a sua patrona.

Logo depois de proferir seu discurso, a nova acadêmica recebeu da Presidente da AVL, Fátima Travassos, o capelo, a medalha e o diploma de posse. Em seguida, fez o juramento acadêmico: “Prometo cumprir fielmente o estatuto e o regimento interno da Academia Vianense de Letras, defendendo e fomentando o desenvolvimento cultural, notadamente, da literatura na cidade de Viana e na Baixada Maranhense”; e foi declarada empossada e convidada a assinar o Termo de Posse.

Em seguida, o acadêmico da AVL, Joaquim Oliveira Gomes, fez o discurso de saudação à nova acadêmica, representando todos os acadêmicos da AVL, ressaltando a sua biografia.

Em homenagem à empossada, foi interpretada pelo tenor Sérgio Santos, acompanhado pelo maestro Daniel Martins, a canção “Panis Angelicus”, composta pelo músico belga César Franck.

Ao final, foi feita a leitura dos Termos de Posse dos novos membros empossados, pela Primeira Secretária da Academia Vianense de Letras, a acadêmica Maria da Graça Mendonça Cutrim.

A Solenidade prosseguiu, num segundo momento, com a entrega dos Diplomas de Honra ao Mérito Vianense, Homenagem Especial outorgada pela Academia Vianense de Letras às personalidades vianenses e autoridades locais, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e à parceria institucional deferida à Academia Vianense de Letras.

Receberam a Homenagem Especial: o Prefeito Municipal de Viana, Magrado Aroucha Barros; o Secretário Municipal de Educação, Raimundo Benedito Oliveira Júnior; a Câmara Municipal de Viana, nas pessoas dos seus vereadores: o Presidente da Câmara, vereador Valter Mendes Serra; os vereadores presentes: Batista Luzardo Pinheiro Barros Segundo; Jefferson José Reis Gomes; João Cutrim Rabelo; José Valdemar Nascimento; Lairton Silva Cutrim; Nelson Antônio Morais Mendonça; Valdinê Santos Andrade; o Engenheiro Civil, Batista Luzardo Pinheiro Barros Filho e as Professoras Vilma dos Reis Gomes e Maria Izaura Santos Lopes.

Falaram em nome dos homenageados: o engenheiro civil, Batista Luzardo Pinheiro Barros Filho; o Presidente da Câmara Municipal de Viana, o vereador Valter Mendes Serra; e o Prefeito Municipal de Viana, Magrado Aroucha Barros.

Após o concerto apresentado pelo tenor Sérgio Santos, em homenagem aos empossados e às autoridades vianenses condecoradas com o Diploma de Honra ao Mérito Vianense, foi declarada encerrada a Sessão Solene pela Presidente Fátima Travassos.

Durante o jantar, oferecido aos presentes pelos empossados, houve a apresentação do artista Call Pinheiro, do Grupo Grita, com uma performance sobre Dilú Melo e outra sobre os negros e escravos e o meio ambiente, e, em seguida, o corte do bolo em comemoração aos 16 anos de fundação da Academia Vianense de Letras.

 

Click to enlarge image Presidente da AVL, Fatima Travassos.jpg