A Academia Vianense de Letras festejou seus 21 anos de fundação e o Bicentenário de Gonçalves Dias. Instalou a Academia Vianense de Letras Juvenil – AVLJ e deu posse aos primeiros acadêmicos juvenis.

A Academia Vianense de Letras foi fundada no dia 4 de maio de 2002. Os dias 26 e 27 de maio foram dedicados às comemorações dos 21 anos de sua fundação e do Bicentenário de Gonçalves Dias, com uma rica programação cultural, realizada na sua Sede, Casa Anica Ramos.

Caderno de Rascunhos, da escritora e Acadêmica da AVL, Iva França

Na sexta-feira, dia 26, foram lançadas as Obras Literárias “Caderno de Rascunhos”, da escritora e Acadêmica da AVL, Iva França, e “Borboletas & Colibris”, do escritor e Membro Correspondente da AVL, José Carlos Castro Sanches, em coautoria com o escritor Pedro Neto. 

Borboletas Colibris, do escritor e Membro Correspondente da AVL, José Carlos Castro Sanches, em coautoria com o escritor Pedro Neto

A Presidente da AVL, Fátima Travassos, apresentou a obra “Caderno de Rascunhos” e apresentou parte do prefácio, de autoria do escritor Joaquim de Oliveira Gomes, bem como destacou a sua crítica literária que escreveu e faz parte da obra da autora. E, por último, Iva França apresentou a sua obra e deu autógrafos.

Presidente da AVL Fátima Travassos fez a leitura do prefácio da obra “Caderno de Rascunhos” e apresentou sua crítica literária

O escritor Carlos Sanches fez a apresentação de sua obra “Borboletas & Colibris”, produzida em coautoria com o escritor Pedro Neto, e, ao final, deu autógrafos.

Escritores Iva França e José Carlos Castro Sanches

O cantor tenor e Membro Correspondente da AVL, Simão Pedro Amaral, interpretou uma canção, homenageando os escritores.

Membro Correspondente da AVL Simão Pedro Amaral e a Presidente da AVL Fátima Travassos

A Acadêmica Juvenil da AVLJ, Júlia de Jesus Costa e Costa, abriu as homenagens à Gonçalves Dias, e declamou o poema de Gonçalves Dias “Ainda uma vez adeus”.

Acadêmica Juvenil Júlia de Jesus Costa e Costa

As comemorações continuaram no dia seguinte, 27 de maio (pela manhã), com a Instalação e Posse da Academia Vianense de Letras Juvenil – AVLJ e posse primeiros 12 membros, estudantes entre 13 e 25 anos.

Sob a Presidência da AVL, Fátima Travassos deu início à Solenidade de Posse, às 8h30min, e teve a participação do Coral “Minha Escola Canta”, da Escola Municipal São José de Ribamar, do povoado Caru, que interpretou o Hino da AVL durante a entrada solene dos acadêmicos juvenis e padrinhos (acadêmicos da AVL).

Coral “Minha Escola Canta” da Escola Municipal São José de Ribamar – Caru

Tomaram posse os acadêmicos juvenis: Cadeira nº 1-Titular: Maria Eduarda Correa Pinheiro-Patrona: Edith Nair Furtado da Silva-Madrinha: Maria Susana Silva Pinheiro; Cadeira nº 2-Titular: Ednalva Marinho dos Santos-Patrono: Sálvio Mendonça-Padrinho: Carlos César Silva Brito; Cadeira nº 3-Titular: Mosaniel Souza Jansen-Patrono: Padre Manoel Arouche-Padrinho: Joaquim de Oliveira Gomes; Cadeira nº 4-Titular: Kawanny Santos Garcia-Patrono: Frei Antônio Bernardo da Encarnação e Silva-Padrinho: Antônio Bernardino Rabelo Filho; Cadeira nº 5-Titular: Maysa Campos Lemos-Patrona: Antonia Gomes Costa-Madrinha: Laurinete Costa Coelho; Cadeira nº 6-Titular: Yasmin Evelyn Costa Ferraes-Patrono: João de Parma-Padrinho: Jediael Everton Cutrim; Cadeira nº 7-Titular: Isabelly Lopes Barbosa-Patrono: Dom Hamleto Di Angelis-Padrinho: Geraldo Pereira Costa; Cadeira nº 8-Titular: Vívian Gabrielly Costa Araújo-Patrono: Travassos Furtado-Padrinho: Marcone de Nazaré Veloso; Cadeira nº 9-Titular: Júlia de Jesus Costa e Costa-Patrono: Onofre Fernandes-Madrinha: Maria de Jesus Silva Amorim; Cadeira nº 10-Titular: Kelly Yasmin Muniz Trindade-Patrono: Padre Eider Silva-Padrinho: José Ribamar D’Oliveira Costa Júnior; Cadeira nº 11-Titular: Vivian Braga Costa-Patrona: Faraíldes Campelo da Silva-Madrinha: Maria Vitória dos Santos Cidreira; Cadeira nº 12-Titular: Nayra Hiohanna Pinto Gonçalves-Patrono: Celso Tertuliano da Cunha Magalhães-Madrinha: Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro.

Acadêmica Juvenil Maria Eduarda Correa Pinheiro e sua Madrinha Susana Pinheiro

Acadêmica Juvenil Ednalva Marinho dos Santos e seu Padrinho César Brito

Acadêmico Juvenil Mosaniel Souza Jansen e seu Padrinho Joaquim de Oliveira Gomes

Acadêmica Juvenil Kawanny Santos Garcia e seu Padrinho Toninho Rabelo

Acadêmica Juvenil Maysa Campos Lemos e sua Madrinha Laurinete Costa Coelho

Acadêmica Juvenil Yasmin Evelyn Costa Ferraes e seu Padrinho Jediael Everton Cutrim

Acadêmica Juvenil Isabelly Lopes Barbosa e seu Padrinho Geraldo Costa

Acadêmica Juvenil Vívian Gabrielly Costa Araújo e seu Padrinho Marcone Veloso

Acadêmica Juvenil Júlia de Jesus Costa e Costa e a Acadêmica da AVL Iva França, representando a sua Madrinha Maria de Jesus Amorim

Acadêmica Juvenil Kelly Yasmin Muniz Trindade e seu Padrinho José Ribamar D`Oliveira Costa Junior

Acadêmica Juvenil Vivian Braga Costa e sua Madrinha Maria Vitória dos Santos Cidreira

Acadêmica Juvenil Nayra Hiohanna Pinto Gonçalves com a sua Madrinha, Presidente da AVL, Fátima Travassos

Durante a Solenidade, os acadêmicos juvenis foram acompanhados pelos seus respectivos padrinhos, membros efetivos da AVL, de quem receberam o Capelo e o Certificado de Membro da AVLJ, e, em seguida, assinaram o Termo de Posse e prestaram o seguinte juramento: “Prometo trabalhar pelo engrandecimento da Academia Vianense de Letras Juvenil – AVLJ, para a pureza do idioma pátrio, valorizando o trato das letras e das artes, obedecendo a seu Estatuto, Regimento Interno e às Resoluções da AVL”.

Acadêmicos Juvenis prestando o juramento

A acadêmica juvenil, Júlia de Jesus Costa e Costa, Titular da Cadeira nº 9, discursou em nome de todos os acadêmicos juvenis, dizendo: “Aqui, hoje, assumimos o compromisso de honrar os nossos ideais e os nossos patronos, que, através da produção criativa e ativa, consolidaram um feito histórico em nossa pérola engastada, em nosso torrão gentil, em nossa Viana! Sigamos exemplo, iluminados pela prosperidade e pelo anseio de crescer e adornar nosso município com história, cultura e sapiência”.

Acadêmica Juvenil Júlia de Jesus Costa e Costa profere discurso em nome de todos os Acadêmicos da AVLJ

A AVL, representada pela Acadêmica e Artista Visual Susana Pinheiro, saudou os novos acadêmicos juvenis, destacando a vida e o legado da Patrona Anica Ramos, especialmente pela característica do “servir” que a acompanhou ao longo da sua vida, trazendo ao público presente, o valoroso exemplo de vida deixado por Anica Ramos, fazendo uma conexão com a missão da AVL, e, agora, associada à missão da briosa Academia Vianense de Letras Juvenil-AVLJ.

Acadêmica da AVL, a Artista Visual Susana Pinheiro, saudou os Acadêmicos Juvenis e deu as boas vindas em nome da AVL

E para homenagear os novos acadêmicos juvenis empossados, o Acadêmico, cantor e compositor Toninho Rabelo, interpretou a canção “Aleluia”, acompanhado do músico Wilson Bacana.

Acadêmico da AVL Toninho Rabelo cantou para homenagear os Acadêmicos Juvenis

Encerrada a Solenidade, os escritores e Membros Correspondentes da AVL, Wanda Cristina da Cunha e Silva e Jonilson Silva Bogéa, ministraram as Oficinas de Trovas e de Poesia, das quais participaram todos os novos acadêmicos juvenis e, ao final, receberam os respectivos Certificados de participação.

Escritora e Membro Correspondente da AVL Wanda Cunha ministrou Oficina de Trovas

Escritor e Membro Correspondente da AVL Jonilso Bogéa ministrou Oficina de Poesia

Finalizada a programação cultural da manhã, todos os participantes foram recebidos pelo Prefeito Municipal de Viana, Carlos Augusto Furtado Cidreira, e sua esposa, a Primeira-Dama do município, Sra. Cleisane Nunes Machado Cidreira, que ofereceram, em sua residência, um almoço festivo, reconhecendo a importância das atividades culturais desenvolvidas pela AVL em parceira com a Prefeitura Municipal de Viana e a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Viana.

Seguindo com a programação, às 18 horas, teve início a Sessão Solene Comemorativa dos 21 anos de fundação da AVL e do Bicentenário de Gonçalves Dias, em que a Presidente da AVL, Fátima Travassos, proferiu seu discurso destacando que:

Inicio minha fala, citando Ferreira Gullar1: “A arte existe, porque a vida não basta”.

A arte é a invenção da realidade. É a visão das coisas que não conhecemos. É uma coisa que não existia antes. Numa folha em branco tudo é possível.

Assim, a literatura e as artes têm papel essencial na evolução da sociedade.

[…] A Academia Vianense de Letras, nesta Sessão Solene Comemorativa de seus 21 anos de fundação, parabeniza seus acadêmicos e a sociedade vianense, por estar presente na vida cultural da cidade, nas suas mais diversas manifestações, no desenvolvimento e na promoção da literatura e das artes.

Muitas conquistas fazem parte desta história. Diversas obras literárias passaram a ser publicadas; chegamos a 62 edições do jornal “O Renascer Vianense”; parcerias institucionais são efetivadas; nossa sede, a Casa Anica Ramos foi construída, inaugurada, e está em pleno funcionamento, com a realização de inúmeras ações culturais; novos membros efetivos foram eleitos e empossados, neste ano preencheremos as 40 cadeiras, pela primeira vez; elegemos também, pela primeira vez, membros correspondentes, em cumprimento ao Estatuto e Regimento Interno da AVL; personalidades ilustres foram homenageadas; além da realização de diversas ações culturais, entre elas, foi lançada em 2022, a 1ª FLAV, e a 3ª versão do Projeto “AVL na Escola”, com ampla participação de estudantes, professores, acadêmicos e a sociedade vianense.

Depois de 21 anos de sua fundação, a Academia Vianense de Letras, na sua maioridade, continua atuante na promoção da literatura, das artes, da cultura. A AVL tem feito a interlocução entre o passado, o presente e o futuro.

A instalação, hoje, pela manhã, da Academia Vianense de Letras Juvenil (AVLJ) representa o reavivamento da cultura da nossa terra, envolvendo a juventude local no conhecimento da história dos homens e mulheres que ajudaram a construir a identidade cultural de Viana, bem como desperta, na juventude, uma nova consciência cultural, e estimula a produção literária e artística da nova geração.

Destacou ainda o Bicentenário de Gonçalves Dias, poeta romancista, maranhense, de primorosa produção literária:

[…] Gonçalves Dias é um dos típicos representantes do Romantismo brasileiro e forma, com José de Alencar na prosa, a dupla que conferiu caráter nacional à literatura brasileira. Logo, merece ser festejado nesta noite cultural […].

Finalizou, destacando o poeta Castro Alves, em sua poesia “o Livro e a América”:

Filhos da Grande nação!

Quando ante Deus vos mostrardes,

Tereis um livro na mão:

O livro — esse audaz guerreiro

Que conquista o mundo inteiro

Sem nunca ter Waterloo…

[…]

Oh! Bendito o que semeia

Livros… Livros à mão cheia…

E manda o povo pensar!

O livro caindo n’alma

É germe – que faz a palma

É chuva – que faz o mar.

Vós, que o templo das ideias

Largo – abris às multidões

P’ra o batismo luminoso

Das grandes revoluções […]”.

Parabenizou a AVL e saudou seus confrades e confreiras: “Parabéns, AVL, pelos seus 21 anos de fundação! Parabéns, Viana, pela existência deste Sodalício! Parabéns, confrades e confreiras, pelo trabalho empreendido por todos, para que a Casa Anica Ramos permaneça entre nós como fomentadora das letras e das artes em Viana. Assim, seremos sempre o farol a iluminar a cultura vianense! Parabéns aos acadêmicos juvenis da AVLJ, que iniciam sua jornada acadêmica, presenciando e vivendo este glorioso instante, na Academia!”

E para homenagear o Bicentenário de Gonçalves Dias, os acadêmicos juvenis da AVLJ declamaram poemas de Gonçalves Dias, de maneira magistral, encantando a todos os presentes.

Participaram da apresentação os seguintes acadêmicos juvenis: Júlia de Jesus Costa e Costa (Poema: Ainda uma vez adeus); Maria Eduarda Correa Pinheiro (Poema: Seus olhos); Kelly Yasmin Muniz Trindade (Poema: I Juca Pirama); Kawany Santos Garcia (Poema: Canção do Exílio); a estudante Heloysa (Poema: Canção do Tamoio); Yasmin Evelyn Costa Ferraes (Poema: Se te amo, não sei); Vivian Braga Costa (Poema: Lira); Isabelly Lopes Barbosa (Poema: Não me deixes); Maysa Campos Lemos (Poema: O pedido); Nayra Hiohanna Pinto Gonçalves, Ednalva Marinho dos Santos e Mosaniel Souza Jansen (Poema: Marabá).

Acadêmicos Juvenis participaram da Solenidade acompanhados pelos Acadêmicos Efetivos da AVL

Momento emocionante foi a interpretação pelo cantor tenor, Membro Correspondente da AVL, Simão Pedro Amaral, da “Canção do Exílio”, acompanhado, no piano, pelo maestro Daniel Martins.

Cantor Tenor e Membro Correspondente da AVL, Simão Pedro Amaral

A Presidente da AVL Fátima Travassos, deu a palavra ao Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal de Viana, Carlos Augusto Furtado Cidreira, que, em sua fala, ressaltou a importância da atuação da AVL no município ao longo dos seus 21 anos de fundação, destacando a parceira da Prefeitura com a Academia, renovando o compromisso com os Acadêmicos da AVL e toda a sociedade vianense, em prol do desenvolvimento cultural e do fomento literário no município de Viana.

Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal de Viana, Carlos Augusto Furtado Cidreira

Mesa Diretiva da Solenidade com a presença do Prefeito Municipa de Viana, Carrinho Cidreira; a Presidente da Câmara Municipal de Viana, Laurifrancy Gomes Coelho; o Acadêmico da Academia Maranhense de Letras e Membro Correspondente da AVL, José Ribamar Neres Costa; o Membro Correspondente da AVL, Jonilson Bogéa e a Acadêmica Juvenil da AVLJ, Nayra Hiohanna

Outro momento significativo foi a posse de novos membros correspondentes da AVL. A Presidente Fátima Travassos deu posse a mais sete Membros Correspondentes, admitidos após indicação e aprovação, por unanimidade, em Assembleia Geral da Academia, nos termos do Estatuto e do Regimento Interno da Academia Vianense de Letras.

Mesa Diretiva da Sessão Solene de Posse de Mebros Correspondentes da AVL

Foram empossados os Membros Correspondentes: José Ribamar Neres Costa, Alice da Luz Silva Pires, Manoel Santana Câmara Alves, Pe. José Raimundo Trindade, José Carlos Castro Sanches, Simão Pedro Amaral e Maria Zilda Costa Cantanhede. E receberam, na oportunidade, o Diploma e assinaram o Termo de Posse, após terem suas biografias apresentadas, respectivamente, pelos Acadêmicos da AVL: Joaquim de Oliveira Gomes, Laurinete Costa Coelho, José Ribamar D’Oliveira Costa Junior, Maria Susana Silva Pinheiro, Jonilson Silva Bogéa (Membro Correspondente da AVL), Antônio Bernardino Rabelo Filho e Carlos César Silva Brito.

Presidente da AVL Fátima Travassos deu Posse e entregou o Diploma de Membro Correspondente da AVL ao Escritor José Ribamar Neres Costa

Presidente da AVL, Fátima Travassos, deu Posse e entregou o Diploma de Membro Correspondente da AVL à Escritora Alice da Luz Silva Pires

Presidente da AVL, Fátima Travassos, deu Posse e entregou o Diploma de Membro Correspondente da AVL ao Escritor Manoel Santana Câmara Alves

Presidente da AVL, Fátima Travassos, deu Posse e entregou o Diploma de Membro Correspondente da AVL ao Escritor Pe. José Raimundo Trindade

Presidente da AVL, Fátima Travassos, deu Posse e entregou o Diploma de Membro Correspondente ao Escritor José Carlos Castro Sanches

Presidente da AVL, Fátima Travassos, deu Posse e entregou o Diploma de Membro Correspondente ao Escritor Simão Pedro Sanches

Presidente da AVL, Fátima Travassos, deu Posse e entregou o Diploma de Membro Correspondente à Escritora Maria Zilda Costa Cantanhede

Membros Correspondentes empossados pela Presidente da AVL Fátima Travassos

Membros Correspondentes Empossados, Acadêmicos da AVL e Autoridades locais

Empossados os acadêmicos, o cantor tenor Simão Pedro Amaral, acompanhado do maestro Daniel Martins, cantou uma paródia de sua autoria, preparada especialmente para essa ocasião, cuja letra descreveu os acontecimentos das comemorações dos 21 anos de fundação da AVL, contemplando a instalação e posse dos primeiros doze membros da AVLJ, o Bicentenário de Gonçalves Dias e a posse dos novos sete Membros Correspondentes da AVL.

Após o registro fotográfico oficial, a Solenidade foi encerrada pela Presidente, que fez os agradecimentos e convidou a todos para um jantar oferecido pela AVL, no piso inferior da sua Sede.

A AVL sente-se honrada e agradecida pela participação de todos os seus Acadêmicos, bem como de Acadêmicos de outras Academias de Letras, escritores, professores, estudantes, amigos e toda a sociedade vianense que prestigiaram as comemorações e que, ao longo dos 21 anos de existência e atuação da Academia na cidade de Viana, têm acompanhado as ações culturais por ela desenvolvidas.

1 Palestra no Espaço Café Literário da 8ª Bienal do Livro de Campos no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), em 20/05/2014.

Confira aqui mais registros fotográficos das Comemorações dos 21 anos de fundação da AVL e do Bicentenário de Gonçalves Dias: