AVL realizou a 1ª FLAV – Festa de Literatura e Artes de Viana, comemorativa do Bicentenário da Independência do Brasil

AVL realizou a 1ª FLAV – Festa de Literatura e Artes de Viana, comemorativa do Bicentenário da Independência do Brasil

1ª FLAV – FESTA DE LITERATURA E ARTES DE VIANA

A Academia Vianense de Letras realizou, nos dias 16 e 17 de setembro, a 1ª Festa de Literatura e Artes de Viana – FLAV, comemorativa do Bicentenário da Independência do Brasil, em sua Sede, na cidade de Viana com vasta programação e participação de acadêmicos, escritores, alunos, professores, e da sociedade em geral.

A 1ª FLAV teve início no dia 16 de setembro, às 19 horas, com a Sessão Solene de Abertura, seguida da Mesa sob a temática “Literatura, História e Artes”, com a participação de acadêmicos da AVL e de outras Academias.

Instalada a 1ª FLAV, a Presidente da AVL, Fátima Travassos, proferiu discurso destacando o momento histórico em que se comemorou o Bicentenário da Independência do Brasil, trazendo reflexões sob o aspecto cultural brasileiro, associando o processo de desenvolvimento da literatura e das artes com as atividades integrantes do plano de gestão da Academia Vianense de Letras, de maneira especial, a realização da 1ª Festa de Literatura e Artes de Viana, um projeto colocado em prática, em fomento à cultura vianense e da Baixada Maranhense.

Presidente da AVL, Fátima Travassos, profere discurso de abertura da 1ª FLAV

Em seguida, dando início às palestras, o acadêmico Joaquim de Oliveira Gomes desenvolveu sua fala sobre a temática “Literatura e História: artimanhas da língua escrita”.

O Presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares – AMCLAM, Coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, convidado especial da 1ª FLAV, discorreu, com maestria, acerca das “Escolas Literárias Brasileiras”, fazendo um resgate dos acontecimentos históricos, envolvendo a literatura numa linha temporal do Trovadorismo ao Pós Modernismo.

A artista visual e acadêmica da AVL, Susana Pinheiro, num diálogo interagente com a plateia, destacou a “Arte no Brasil e os 200 anos de independência – recortes históricos”.

Logo depois houve o bate-papo sobre o universo da música vianense, com o cantor e compositor, acadêmico da AVL, Antônio Bernardino Rabelo Filho, “Toninho Rabelo”, destacando os grandes músicos de Viana.

Após as palestras, houve o lançamento das canções: “Frágil Amor”, do cantor e compositor Wilson Bacana, cuja composição é uma parceria com o compositor Carlos Denilson; e “Flor de Laranjeira”, de autoria de Carlos Denilson e Marinaldo Santos. O cantor Wilson Bacana empolgou a plateia com suas canções, recebendo muitos aplausos.

Ao final, a Presidente da AVL, Fátima Travassos, acompanhada pelo músico Wilson Bacana, presenteou os convidados, palestrantes e acadêmicos, interpretando a canção de sua autoria, em parceria com o cantor e compositor, acadêmico da AVL, Rogéryo Du Maranhão, “Viana, amor sem igual”. Encerrada a Solenidade de abertura da 1ª FLAV, a Presidente Fátima Travassos agradeceu a presença de todos e convidou para o segundo dia de programação.

No dia seguinte, prosseguiu a festa literária, dia 17 de setembro, às 9 horas, com um bate-papo de alunos e professores com os escritores, acadêmicos da AVL Joaquim Gomes e Susana Pinheiro, sobre as obras literárias infantojuvenis “Um conto para Davi dormir” e “O Jabuti internauta”. Foi uma manhã agradável, de rica troca de saberes.

Ao final, houve sorteio, entre os presentes, de obras literárias doadas pelos escritores da AVL, acadêmicos Fátima Travassos, Susana Pinheiro, Maria de Jesus Amorim, Joaquim Gomes e César Brito.

O terceiro momento da 1ª FLAV teve início na tarde do dia 17 de setembro, às 17h30m, com o lançamento das obras literárias dos acadêmicos Joaquim de Oliveira Gomes, com a obra “O Jabuti Internauta”, em sua 2ª edição; e Carlos César Brito, com a obra inédita “Coração Penitente”. Foram relançadas também na Academia, a obra do vianense José Gilmar Diniz, “Viana de casos e apelidos”; e a obra “Maria Firmina dos Reis e o cotidiano da escravidão no Brasil”, do escritor Agenor Gomes.

Finalizando a programação da 1ª FLAV, às 19 horas, foram relançadas as obras “O Outro Caminho” e “Maria da Tempestade”, do imortal Padre João Mohana, Patrono da Cadeira nº 8, da Academia Vianense de Letras.

Antes dos relançamentos, no piso inferior da Sede da AVL, foi descerrada a placa comemorativa dos 70 anos da obra “O Outro Caminho”, onde se lê: “Em 17/09/2022, a Sede da Academia Vianense de Letras (AVL) abriu suas portas para o lançamento da edição comemorativa dos 70 anos da primeira publicação do romance O Outro Caminho, de autoria do escritor João Mohana. Tendo a cidade de Viana como principal cenário da trama, O Outro Caminho foi escolhido como o melhor romance lançado no país naquele ano de 1952, quando recebeu da Academia Brasileira de Letras o prêmio Coelho Neto.”

Às 20 horas, logo em seguida, no teatro/auditório da “Casa Anica Ramos”, deu-se início as apresentações das obras relançadas “O Outro Caminho” e “Maria da Tempestade”, sob a execução da banda de música de Arari, ouvindo-se o dobrado “João Mohana”, composto no ano de 1980 por José Gonçalves Martins, na cidade de Arari, Maranhão. O compositor foi membro de uma família de músicos como seu pai, o maestro Raymundo Gonçalves Martins, assim como o seu filho, Carlos Gonçalves Martins que foi músico da banda da Polícia do Estado do Maranhão entre os anos de 1955 e 1982. Atualmente, cerca de 32 composições da família Gonçalves Martins encontram-se no acervo João Mohana. O Dobrado “João Mohana” foi editado por Elder Ferreira, a partir da partitura que se encontrava na casa do músico Sydenilson Santos, da banda de música de Arari.

Após o momento musical, a Presidente da AVL Fátima Travassos formou a mesa e convidou José Antônio Mohana Pinheiro, sobrinho do Pe. João Mohana, para falar sobre a importância dos relançamentos das obras, destacando que o romance “O Outro Caminho”, foi premiado pela Academia Brasileira de Letras – Prêmio Coelho Neto.

Num segundo momento musical, ouviu-se o dobrado “Dois Corações”, executado pela banda de música de Arari, de autoria de Pedro da Cruz Salgado (1890 – 1973), que foi um instrumentista, compositor e maestro brasileiro. Destacou-se pela composição de músicas dos gêneros dobrado e valsa. É por vezes mencionado como “Rei dos Dobrados”. Sua música mais famosa é o dobrado “Dois Corações”, escrito em 1920 e considerado o hino das bandas de música do Brasil.

Em seguida, os acadêmicos da AVL, Joaquim de Oliveira Gomes e Lourival de Jesus Serejo Sousa, apresentaram as obras “O Outro Caminho” e “Maria da Tempestade”, respectivamente. E discorreram, objetivamente, sobre as obras, destacando os vários dons do Padre João Mohana, de escritor, médico e religioso.

Ao final, a banda de Arari executou um pout pourri do Boi Bonito de Arari, com arranjos do Prof. Jhoncley Batalha.

Encerrando a 1ª FLAV, a Presidente da AVL, Fátima Travassos, agradeceu a presença de todos e ressaltou: A satisfação de assistir, em nossa terra, na AVL, o relançamento das obras do Pe. João Mohana, de tamanha importância para os vianenses, onde Viana é o cenário do romance ‘O Outro Caminho’, e quando se comemora 70 anos do lançamento dessa obra, premiada pela ABL, no concurso Coelho Neto”.