HOMENAGEM A DOM XAVIER GILLES

Dom Xavier Gilles, bispo emérito de Viana, será agraciado com a medalha “Chico Mendes de Resistência”, outorgada pela diretoria do grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega da medalha está marcada para o próximo dia 31 de março,às 18 hs, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seccional do Rio de Janeiro.

Dom Xavier foi o 4° bispo da Diocese de Viana, tendo seu bispado durado 12 anos (1998 a 2010). Há cinco anos, ao completar 75 anos, Dom Xavier renunciou ao cargo, conforme determina o Código de Direito Canônico. De origem francesa, Xavier Gilles chegou ao Maranhão em 1962 e desde então tem se dedicado não somente à ação religiosa junto ao povo de Deus como também à defesa da justiça social em nosso Estado.

Personalidades nacionais como Dom Hélder Câmara, Paulo Freire, Leonardo Boff, Hélio Pelegrini, Herbert de Souza, Luís Fernando Veríssimo e Oscar Niemeyer, além de sindicatos e organizações voltados para a defesa dos direitos humanos como a Comissão Justiça e Paz e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléa receberam a mesma distinção em anos anteriores.

Antes da homenagem no Rio de Janeiro, Dom Xavier também foi alvo de manifestação de carinho e apreço, tanto em São Luís como em Viana, pela passagem de seu 80° aniversário no último dia 16 de março.