HOMENAGEM A DOM XAVIER

Neste último dia 31 de março, Dom Xavier Gilles, bispo emérito da Diocese de Viana, foi agraciado com a Medalha Chico Mendes de Resistência instituída pelo grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro, em parceria com outras entidades nacionais e internacionais defensoras dos direitos humanos.

Realizada na sede da OAB/RJ, a 27ª edição da entrega da Medalha Chico Mendes de Resistência homenageou, neste ano de 2015, doze personalidades que lutam pelos direitos humanos, ou que são atingidas pela violência do Estado, entre os quais se encontrava o bispo emérito da Diocese de Viana.

Em curto discurso de agradecimento, Dom Xavier Gilles se pronunciou de maneira incisiva em defesa dos pobres, dos direitos da pessoa humana e das liberdades individuais.

Dirigida pela presidente do grupo Tortura Nunca Mais do RJ, Sra. Victória Grabois, a solenidade teve sua mesa de honra composta por diversas personalidades, todas militantes do movimento, incluindo o Desembargador do TJ-RJ, Sérgio de Souza Verani e o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, o Advogado Marcelo Charrel.

A Academia Vianense de Letras se fez representar no evento pelos acadêmicos Heitor Piedade Júnior, José Antonio Castro e Pedro Mendengo Filho.


Dom Xavier ao fazer seu discurso de agradecimento (Fotos: Edmilson da Silva)

Heitor Piedade Júnior (e a esposa Marli), Pedro Mendengo Filho, José Antonio Castro (e a esposa Núbia) ladeiam o homenageado