Jediael Everton Cutrim

Jediael Everton Cutrim

Jediael Everton Cutrim nasceu em 31 de outubro de 1985, na cidade de Viana, na Baixada Maranhense. É filho de Ladislau Abreu Cutrim e Maria da Conceição Everton Cutrim. Iniciou sua vida escolar no Jardim de Infância Vanice Silva Barros, estudou o primário na U. E. Estevão Carvalho, bem como o Fundamental II no C.E. Marcellino Campelo e o Ensino Médio no C.E. Nossa Senhora da Conceição. Sempre se dedicou aos estudos, sendo líder de classe no Ensino Médio. Durante a adolescência descobriu o desejo de escrever. Quando cursava o 1º ano do Ensino Médio, escreveu o seu primeiro romance e um livro de poesias (não publicados).

Desde então se dedicou a romances, contos, poesias e o drama “A Senhora e o Lavrador”, o qual foi escrito em 2003, quando ainda cursava o 3º ano do Ensino Médio, com o intuito de levar ao público um pouco da história de sua terra, de forma diferente, envolvendo tanto a História quanto a ficção. Na escola, nessa época, estudou sobre a “Balaiada” (revolta popular ocorrida no Maranhão no século XIX), que logo o inspirou a escrever o drama, o qual foi publicado em 2009, pela Editora Scortecci.

Ainda em 2003, ganhou o concurso de poesia, promovido pelos alunos da escola conhecida anteriormente como CEM Nossa Senhora da Conceição (Escola Normal), ficando em primeiro lugar na categoria poesia (com o poema “Como Seria” e “Cartas de amor”.

Jediael Everton Cutrim participou do I Concurso Cidade dos Lagos, que foi promovido pelo poeta Carlos Denílson, e ficou em primeiro colocado com a poesia “Anjo de Luz”, tendo sido publicada uma Antologia com os poemas finalistas. Em 2007 participou, com o poema Oxalá, da antologia “A Ponte”, do Clube Amigos das Letras.

Em 2014, formou-se em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão, através do programa Darcy Ribeiro. Em 2011 foi professor de Língua Inglesa (6º ao 9º ano) e Língua Portuguesa (9º ano) na U.E. Nossa Senhora da Conceição e lecionou Literatura, Gramática e Redação no Colégio Príncipe da Paz (6º ano do Fundamental Maior ao 3º ano do Ensino Médio). Em 2012 foi professor de Língua Inglesa na U. E. Manoel Soeiro (6º ao 9º ano) e Arte (7º e 9º ano). Simultaneamente, continuou lecionando Literatura e Redação no Colégio Príncipe da Paz nas séries do Fundamental Maior e no 1º e 2º ano do Ensino Médio. Em 2013, continuou somente no Colégio Príncipe da Paz, assumindo, no mês de setembro, a Coordenação Pedagógica da Escola. Nesse ano, passou no concurso da Polícia Militar do Maranhão, deixando, assim, o magistério e ingressando na instituição policial em 30 de setembro de 2013.

Em 2013, foi um dos organizadores da I Expressão Artística Contemporânea de Viana/MA, na qual reuniu-se artistas plásticos (com exposição das suas pinturas), poetas, músicos e escritores de Viana e de cidades vizinhas. No mesmo ano, publicou o livro de poesia “Naturalmente Te Amo”, pela ColorGraf e, em 2019, participou da Antologia “365 Dias Melhores, Reflexões e Pensamentos Positivos”, organizada pela Editora Mágico de OZ, na qual possui os poemas: “O Jogo do Amor” (na p. de 7 de janeiro); “Amor Vital” (na p. 10 de setembro, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Suicídio) e “Teu Tempo” (na p. 1o de dezembro).

Em 17 de outubro de 2019, foi homenageado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o qual promoveu a IV Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o II Concurso de Poesia da Biblioteca IFMA Viana, com o título “Naturalmente Jediael, Entre Amores, Memórias e Narrativas”, evento este que expôs textos de Jediael Everton Cutrim e a apresentação do IV ATO do drama “A Senhora e O Lavrador”.

Em 6 de dezembro de 2019 o referido ATO, de seu drama “A Senhora e O Lavrador”, foi apresentado no teatro do IFMA na unidade Monte Castelo, em São Luís, por alunos daquela instituição de ensino, quando ocorreu o III ENARTE (Encontro de Artes do IFMA).

Em junho de 2020, participou do projeto Poesia Sem Fim, organizado pelo do IFMA Viana, um projeto de leitura desenvolvido pelas plataformas do WhatsApp e Instagram, com culminância pelo aplicativo Google Meet, em virtude da pandemia desse ano, e em junho de 2021 o notório Instituto Federal convidou-lhe para um bate-papo virtual com o tema: “Quem decide sua vida é você: diga não às drogas”.

Atualmente, Jediael dedica-se aos seus estudos e à carreira militar, almejando ainda retornar ao magistério, pois a sua paixão é lecionar. É voluntário e um dos fundadores do Grupo Todos Pela Vida, que realiza trabalhos sociais voluntários na cidade de Viana/MA e região, através dos quais alcançam pessoas parassuicidas ou que precisam de apoio emocional, realizando rodas de conversa em escolas, comunidades e na Praça da Bíblia, em Viana/MA, onde discutem sobre temas importantes para uma vida sadia e longe das drogas e da violência.

Jediael Everton Cutrim continua com o desejo de escrever, rabiscando ainda algumas poesias. Em breve, pretende publicar o seu livro de contos que já está pronto, com o título Codax: Noites de Sangue e mais um de seus livros de poesia.