LUÍS CARLOS PEREIRA

Luís Carlos Pereira

BIOGRAFIA DO PROFESSOR LUÍS CARLOS PEREIRA

O Professor Luís Carlos Pereira nasceu no dia 20 de setembro de 1930, na zona rural, no povoado Retiro, município de Viana/MA. Era o quinto dos seis filhos do casal Antônio dos Santos Pereira e Brígida de Castro Pereira, proprietários de um engenho de cana-de-açúcar, na localidade onde nasceu o ilustre professor.

Desde muito cedo, ele se preocupou com a questão educacional. Ainda jovem já ministrava aulas aos moradores de sua localidade. Mais tarde, mudou-se para a sede de Viana, em busca de mais conhecimentos, vindo a morar na casa do Sr. João Cordeiro, amigo de seus pais.

Com o auxílio do Pe. Manoel Arouche, ingressou no Seminário Santo Antônio, em São Luís/MA, onde estudou até o 6º ano, quando, então, ao tomar conhecimento de que precisaria ir para o Seminário Maior no Estado da Paraíba, optou por interromper sua carreira sacerdotal.

Em seguida, retornou para Viana, onde veio a se casar com Maria de Nazaré Pinto Pereira, com quem teve cinco filhos: Luís Antônio, Luzimar, Ribamar, Luís Carlos Filho e Aparecida. Lecionou na Escola Normal, no Ginásio Antônio Lopes e no Ginásio Bandeirante. Realizou curso de aperfeiçoamento no CADS e assumiu o cargo de Inspetor de Educação, em Viana, chegando a exercer a função, por alguns anos, na cidade de Morros/MA, retornando em seguida à cidade de Viana.

O professor foi fundador do Ginásio Comercial em Viana, que funcionava no turno noturno, no prédio do Ginásio Bandeirante. Dois anos depois de sua fundação, essa escola foi incorporada pela rede estadual de ensino no Colégio Ginásio Bandeirantes. Foi o autor da letra do hino desta unidade educacional.

O professor Luís Carlos Pereira destacou-se pela sua veia poética e pelo uso correto da língua portuguesa.

O mestre dedicou-se, também, ao folclore vianense, notadamente com as brincadeiras de bumba-meu-boi, no período junino.

Em 1978, com a saúde fragilizada, foi internado numa clínica em São Luís, onde faleceu.

O professor foi homenageado, dando o seu nome a uma escola situada no Bairro de Fátima, no município de Viana.