NOTA DE PESAR – Acadêmica Maria Helena Nunes Castro

ACADEMIA VIANENSE DE LETRAS PATRONA ANICA RAMOS

Patrono Geral Celso Tertuliano da Cunha Magalhães

Fundada em 04 de maio de 2002 e registrada no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas – Viana/Ma, n.º de ordem 387, de 04/06/2002, fls. 21, Livro “A”, n.º 05; Alteração registro n.º 1170, Livro A10, de 15/12/2016. Declarada de utilidade Pública Municipal, Lei nº 148/03.

NOTA DE PESAR

Maria Helena Nunes Castro

A Academia Vianense de Letras Patrona Anica Ramos, por sua Presidente Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, vem solidarizar-se com a família da Acadêmica da Academia Vianense de Letras Patrona Anica Ramos, Maria Helena Nunes Castro, titular da Cadeira nº 24, patroneada por Enedina Brenha Raposo, pelo seu falecimento ocorrido nesta data, 22 de abril, aos 78 anos, na cidade de São Luís/Ma.

Maria Helena deixa profunda saudade aos seus familiares, amigos e confrades, além de uma inestimável memória por toda a sua trajetória.

E é com pesar, que a Academia Vianense de Letras Patrona Anica Ramos, consternada, presta suas condolências a todos os familiares, amigos, vianenses e aos confrades das academias do Maranhão e, em particular, à nossa AVL. Que Deus conforte a todos neste momento de dor e saudade.

Maria Helena Nunes Castro, filha de Raimundo de Sousa Castro e Melany Nunes Castro, nasceu na cidade de Viana/MA. Titular da Cadeira nº 24, da Academia Vianense de Letras – AVL, patroneada por Enedina Brenha Raposo. Graduou-se em Enfermagem pela Fundação Universidade Católica (atual UFMA) e tornou-se Mestre e Doutora em Saúde Pública pela USP. Trabalhou na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), nos municípios de Pindaré, Chapéu de Couro, Bom Jardim e Zé Doca. Atuou como enfermeira também na Fundação Hospitalar e Maternidade de Brasília. Em São Luís, trabalhou na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Juvêncio Matos. Coordenou ações de saúde pública nas cidades maranhenses de Nova Iorque, Benedito Leite e S. João dos Patos e também nas cidades piauienses de Antônio Almeida, Guadalupe e Uruçuí. Prestou concurso para professora auxiliar do Curso de Enfermagem da UFMA, sendo designada para trabalhar em Pedreiras, onde foi diretora da primeira Escola de Auxiliar de Enfermagem Regionalizada. Foi Secretária Municipal de Saúde do município de São Luís/MA por 11 (onze) anos, além de vereadora por dois mandatos. Foi vice-presidente e presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (seção Maranhão); membro da 1ª Diretoria do Conselho Federal de Enfermagem e da Associação Brasileira de Sanitaristas; presidente do Conselho Maranhense de Secretarias Municipais de Saúde; membro do Movimento de Mulheres e do Movimento Negro do PDT; e ainda, Secretária de Estado de Administração e Previdência Social.

Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.(Mateus 5:4)