Personalidades homenageadas pela AVL em 2018

1. PREFEITO MUNICIPAL DE VIANA, MAGRADO AROUCHA BARROS, A QUEM A ACADEMIA VIANENSE DE LETRAS OUTORGA O DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO VIANENSE, EM RECONHECIMENTO AOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS À GESTÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VIANA E PELA PARCEIRA INSTITUCIONAL FIRMADA COM A AVL, OBJETIVANDO O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA NO MUNICÍPIO DE VIANA.  

Magrado Aroucha Barros nasceu aos 27 de fevereiro de 1973, em Boa Vista de Cajueiro/Viana. Filho de Antônio da Rocha Barros e Maria Sebastiana Aroucha. Casado com Haydna Vieira Amorim, pai de Daniel Jouberth Barros e Maria Valentina Vieira Barros. Mudou-se para a sede de Viana aos 6 anos de idade, tendo iniciado seus estudos no povoado Aguiar. Em Viana, estudou nas escolas: Edith Nair, Zilda Dias, Complexo Raimundo Marcelino Campelo e Antônio Lopes. Em São Luís, concluiu o ensino médio e posteriormente ingressou no curso superior de Farmácia e Bioquímica no CEUMA. É empresário do ramo de farmácia. Na vida pública, disputou a eleição de 2008 como candidato a vereador pelo PSDB, elegendo-se. Em 2012, disputou a eleição para Prefeito Municipal de Viana, pelo PR, ficando em segundo lugar. Voltou a disputar a eleição de prefeito em 2016, pelo PSDB, desta feita obtendo a maior votação para o referido cargo. É o 46° prefeito e o primeiro negro a ocupar o cargo no município de Viana. Como gestor público, manteve as principais festas da cultura popular: o carnaval e o São João; bem como o aniversário de fundação da cidade. Desenvolveu, ainda, projetos voltados para os jovens, entre eles: o curso de Agroecologia e o Festival da Juventude, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, além da participação no Projeto Estadual Tour Jovem Cidadão. Tem valorizado o esporte, realizou os Jogos Escolares Vianenses, bem como, o Campeonato Vianense de Futebol; criou, ainda, o Campeonato de Inverno e o Projeto “Viana em movimento”. Demonstrando, assim, o seu compromisso com a implementação de políticas públicas e com o desenvolvimento socioeconômico, nas áreas da cultura, esporte, lazer, juventude e educação, revelando uma gestão responsável.

2. SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, RAIMUNDO BENEDITO OLIVEIRA JÚNIOR, A QUEM A ACADEMIA VIANENSE DE LETRAS OUTORGA O DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO VIANENSE, EM RECONHECIMENTO AOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS À GESTÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VIANA COMO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E PELA PARCERIA INSTITUCIONAL FIRMADA COM A AVL, OBJETIVANDO O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA NO MUNICÍPIO DE VIANA.

 

 

 

 

 

 

 

3. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL, VALTER ANTÔNIO MENDES SERRA.

BIOGRAFIA: Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Viana, exercendo o segundo mandato como vereador pelo PV. 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e ao apoio institucional legislativo dispensado à Academia Vianense de Letras, outorgamos ao Presidente da Câmara Municipal de Viana, Valter Antônio Mendes Serra o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

 

 

 

 

4. VEREADOR ÁLVARO DIAS FILHO. 

BIOGRAFIA: Exercendo o primeiro mandato de vereador pelo PMN. 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e ao apoio institucional legislativo dispensado à Academia Vianense de Letras, outorgamos ao Vereador Álvaro Dias Filho o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

 

 

 

 

5. VEREADOR BATISTA LUZARDO PINHEIRO BARROS SEGUNDO.

BIOGRAFIA: Vereador, exercendo o segundo mandato de vereador pelo PHS, do qual é Presidente Municipal e Membro da Executiva Estadual. Fisioterapeuta, Educador Físico, empresário no ramo de academias, egresso da Polícia Militar do Maranhão, graduando dos cursos de Direito e Administração de Empresas. 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e ao apoio institucional legislativo dispensado à Academia Vianense de Letras, outorgamos ao Vereador Batista Luzardo Pinheiro Barros Segundo o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

 

6. VEREADOR GERSON PADILHA.

BIOGRAFIA: Professor, exercendo o terceiro mandato de vereador pelo Partido SD (SOLIDARIEDADE). 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e ao apoio institucional legislativo dispensado à Academia Vianense de Letras, outorgamos ao Vereador Gerson Padilha o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

 

 

 

7. VEREADOR JEFFERSON JOSÉ REIS GOMES.

BIOGRAFIA: Professor, exercendo o terceiro mandato de vereador pelo PMDM. 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e ao apoio institucional legislativo dispensado à Academia Vianense de Letras, outorgamos ao Vereador Jefferson José Reis Gomes o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

 

 

 

 

 

 

8. VEREADOR JOÃO CUTRIM RABELO.

BIOGRAFIA: Exercendo o segundo mandato de vereador pelo PRP. 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e ao apoio institucional legislativo dispensado à Academia Vianense de Letras, outorgamos ao Vereador João Cutrim Rabelo o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

 

 

 

 

 

 

9. VEREADOR JOSÉ VALDEMAR NASCIMENTO.

BIOGRAFIA: Exercendo o primeiro mandato de vereador pelo PSL. 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e ao apoio institucional legislativo dispensado à Academia Vianense de Letras, outorgamos ao Vereador José Valdemar Nascimento o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

 

 

 

 

 

 

 

10. VEREADOR LAIRTON SILVA CUTRIM.

BIOGRAFIA: Exercendo o primeiro mandato de vereador pelo PSDB. 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e ao apoio institucional legislativo dispensado à Academia Vianense de Letras, outorgamos ao Vereador Lairton Silva Cutrim o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

 

 

 

 

 

 

11. VEREADOR LOURIVAL SERRA CUTRIM.

 

BIOGRAFIA: Exercendo o quinto mandato de vereador pelo PSDB.

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e ao apoio institucional legislativo dispensado à Academia Vianense de Letras, outorgamos ao Vereador Lourival Serra Cutrim o Diploma de Honra ao Mérito Vianense. 

 

 

 

 

 

12. VEREADORA LUCIELMA COSTA SILVA.

BIOGRAFIA: Exercendo o segundo mandato de vereadora pelo PTC. 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e ao apoio institucional legislativo dispensado à Academia Vianense de Letras, outorgamos à Vereadora Lucielma Costa Silva o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

 

 

 

 

 

 

13. VEREADOR NADSON MUNIZ ARAÚJO.

BIOGRAFIA: Exercendo o primeiro mandato de vereador pelo PSDB. 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e ao apoio institucional legislativo dispensado à Academia Vianense de Letras, outorgamos ao Vereador Nadson Muniz Araújo o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

 

 

 

 

 

 

14. VEREADOR NEILSON MUNIZ GOMES.

BIOGRAFIA: Exercendo o segundo mandato de vereador pelo PSDC. 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e ao apoio institucional legislativo dispensado à Academia Vianense de Letras, outorgamos ao Vereador Neilson Muniz Gomes o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

 

 

 

 

 

 

15. VEREADOR NELSON ANTÔNIO MORAIS MENDONÇA.

BIOGRAFIA: Exercendo o primeiro mandato de vereador pelo PSL. 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e ao apoio institucional legislativo dispensado à Academia Vianense de Letras, outorgamos ao Vereador Nelson Antônio Morais Mendonça o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

 

 

 

 

 

 

16. VEREADOR VALDINÊ SANTOS ANDRADE.

BIOGRAFIA: Exercendo o primeiro mandato de vereador pelo PC do B. 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e ao apoio institucional legislativo dispensado à Academia Vianense de Letras, outorgamos ao Vereador Valdinê Santos Andrade o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

 

 

 

 

 

 

17. VEREADOR WYBIS FRANK RODRIGUES RIBEIRO.

BIOGRAFIA: Enfermeiro, exercendo o segundo mandato de vereador pelo SD. 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e ao apoio institucional legislativo dispensado à Academia Vianense de Letras, outorgamos ao Vereador Wybis Frank Rodrigues Ribeiro o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

 

 

 

 

 

 

18. VEREADOR JOSÉ CARLOS PEREIRA COSTA (in memorian), REPRESENTADO PELA SUA ESPOSA MARIA DO SOCORRO ARAGÃO COSTA.

BIOGRAFIA: Filho de José Ribamar D’Oliveira Costa (já falecido) e Terezinha de Jesus Pereira Costa, era casado com a professora Maria do Socorro Aragão Costa e deixou três filhos: Flávia Teresa Aragão Costa, José Ribamar D’Oliveira Costa Neto e Ingrid Carla Aragão Costa; e quatro netos: Maria Fernanda Aragão Costa Menezes, Ana Paula D’Oliveira Moniz Costa, Lunna Beatriz D’Oliveira Costa Gomes e Carlos Eduardo Costa Trindade. José Carlos Pereira Costa, irmão dos confrades da AVL, José Ribamar de Oliveira Costa Júnior, titular da Cadeira nº 29 e Geraldo Pereira Costa, titular da Cadeira nº 31. Zé Carlos Costa, como era popularmente conhecido na cidade de Viana, tinha formação em Contabilidade e exerceu, por muitos anos, a profissão de contador. Foi vereador na Câmara Municipal de Viana, pela terceira vez, tendo sido eleito por duas vezes como o vereador mais votado do município. E quando do seu falecimento, estava vereador do terceiro mandato pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e exerceu, ainda, os cargos executivos de Secretário de Educação, secretário de Finanças e coordenador Político, respectivamente nos governos de Batista Luzardo Pinheiro Barros, Walber Duailibe, Djalma Campos e Messias Costa. Era esportista e, como tal, grande incentivador do Esporte Amador, tendo sido Presidente do Esporte Clube Viana (“Leão da Baixada”), que proporcionou inúmeras alegrias à população Vianense. 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e ao apoio institucional legislativo dispensado à Academia Vianense de Letras, em vida, outorgamos, in memorian, ao saudoso vereador José Carlos Pereira Costa, representado aqui pela sua digna esposa Maria do Socorro Aragão Costa, o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

 

19. O ENGENHEIRO CIVIL BATISTA LUZARDO PINHEIRO BARROS FILHO.

BIOGRAFIA: É Engenheiro Civil, empresário da construção civil e corretor de imóveis, com aptidão para avaliação e venda de imóveis, especializado na realização de laudos periciais. É botafoguense, nasceu em Boa Vista do cajueiro, povoado de Viana/MA em 14/04/1955. Aos 12 anos foi para São Luís estudar na Escola Zoé Cerveira, voltando para Viana em 1969. Casou-se aos 17 anos com sua grande companheira, Sonia Barros, também nascida em Viana/MA. Cursou Educação Física pelo Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação da Secretaria Estadual de Educação, em 1975. Em 1976 ingressou no curso de Técnico em Contabilidade na Escola Nossa Senhora da Conceição, tendo lecionado, nesta escola, as matérias de Matemática e Integração Social. Em 1977, tendo o sonho de ser engenheiro civil, voltou para a capital e prestou o vestibular na Universidade Estadual do Maranhão, sendo aprovado e concluiu, com louvor, o curso em 1982. Permaneceu na Capital durante anos com o objetivo de educar e formar os seus 04 (quatro) filhos, Christiane, Chrisane, Christina (in memorian) e Luzardo Segundo. Voltou a residir em Viana/MA em 2012, com a intenção de aqui viver o resto dos seus dias, participando do cenário político e ajudando no desenvolvimento da cidade com a construção de obras modernas; é incentivador da cultura, esporte e lazer da cidade; e como colaborador da AVL, elaborou as planilhas orçamentárias para a execução dos projetos da futura sede da AVL, sendo seu responsável técnico.

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Viana e, em particular, a sua disponibilidade gratuita e colaboração como Engenheiro Civil e responsável técnico, dos projetos estruturais e orçamentários da futura sede da AVL, Casa Anica Ramos, a ser construída no centro histórico de Viana, a Academia Vianense de Letras outorga ao Engenheiro Civil Batista Luzardo Pinheiro Barros Filho o Diploma de Honra ao Mérito Vianense. 

 

20. A PROFESSORA VILMA DOS REIS GOMES.

BIOGRAFIA: Licenciada em Pedagogia Cristã, Pós-Graduada em Psicopedagogia, lecionou nas instituições de ensino: Escola Municipal São Benedito; Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida; MOBRAL; Grupo Escolar “São Sebastião”; Ginásio Professor Antônio Lopes; e Raimundo Marcelino Campelo. 

Foi Diretora do EJA na U.E. Zilda Dias Guimarães; Diretora do Ginásio Bandeirante; Coordenadora Pedagógica de Educação; Secretária Municipal de Educação; Vereadora; Diretora do CEEFM. Raimundo Marcelino Campelo; Coordenadora do Farol de Educação Roseana Sarney Murad e Gestora Regional de Educação. 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação no município de Viana, a Academia Vianense de Letras outorga à Professora Vilma dos Reis Gomes, o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.

 

21. A PROFESSORA MARIA IZAURA SANTOS LOPES.

BIOGRAFIA: Filha de Jerônimo Andrade Santos e Zuleide Sebastiana Pereira Santos, nasceu em 19 de setembro de 1954, na cidade de Viana – MA. 

Técnica em Contabilidade, Licenciada em Filosofia, Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico e em Supervisão Escolar e Psicopedagógica, lecionou nas instituições de ensino: Escola Amélia Carvalho; Grupo Escolar Dom José Delgado; Ginásio Professor Antônio Lopes; e na Escola Normal Nossa Senhora da Conceição. 

É autora dos Projetos: Projeto Social Brincando também se aprende (Reforço Escolar); Projeto Solidário Doando com Amor (Distribuição de cestas básicas); Projeto Fofinho como um Carinho (Doação de brinquedos); Projeto “Salve Terra Abençoada, Veneza dileta amada”  (Homenagem aos poetas vianenses). 

E em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação no município de Viana, a Academia Vianense de Letras outorga à Professora Maria Izaura Santos Lopes, o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.