Presidente da AVL, Fátima Travassos, presta homenagem ao Médico Vianense, Roland Montenegro Costa (in memoriam) durante Solenidade de Outorga da Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”

Presidente da AVL, Fátima Travassos, presta homenagem ao Médico Vianense, Roland Montenegro Costa (in memoriam) durante Solenidade de Outorga da Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”

A Presidente da Academia Vianense de Letras, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, representando a AVL e, na ocasião, o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão, Dr. Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, prestou especial homenagem ao Médico vianense Dr. Roland Montenegro Costa, in memoriam.

A homenagem especial foi outorgada pela Assembleia Legislativa Estadual do Maranhão, em Sessão Pública realizada no dia 15 de dezembro de 2023, na qual foi entregue aos familiares do homenageado Dr. Roland Montenegro Costa, a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”.

A Presidente da AVL, Fátima Travassos, em seu discurso de saudação ao homenageado, discorreu acerca da importante trajetória de vida do Dr. Roland Montenegro Costa, destacando o merecimento reconhecido neste dia com a outorga da medalha conferida ao competente e estimado médico que se imortalizou por sua genialidade na medicina.

Em suas palavras, Fátima Travassos prestou a seguinte homenagem:

Há pessoas que adotam a profissão apenas como meio de vida. Há outras que fazem da profissão a própria vida. Roland Montenegro Costa é, certamente, um exemplo de dedicação e de profissionalismo. Sem dúvida, faz parte do grupo que, ao abraçar a medicina, acabou com os limites que separavam a vida da profissão”.

Recebi a honrosa missão de representar o Procurador-Geral de Justiça Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, nesta especial homenagem ao Dr. Roland, um vianense de sucesso, que foi reconhecido, em vida, por toda sua dedicação à medicina, no Brasil e no exterior. O Dr. Roland Montenegro era irmão de Milay Costa, cunhada do Dr. Eduardo Nicolau. Portanto, entre eles, uma relação afetiva de família e amizade.

Registro como representante do Ministério Público do Estado do Maranhão, que uma de nossas missões institucionais é a defesa dos interesses sociais, entre eles o direito à saúde e, por via de consequência, o direito a uma vida digna, princípio fundamental da República Federativa do Brasil, cláusula pétrea em nossa Constituição.

O Dr. Roland Montenegro Costa, sem dúvidas, foi um verdadeiro promotor do direito à saúde de muitas pessoas, fez promoção humana tanto no Brasil como no exterior. Foi procurador resolutivo desse direito, salvando vidas.

Como conterrânea e Presidente da Academia Vianense de Letras, e amiga da família do homenageado, da família Gomes Costa, honra-me, sobremaneira, participar desta Sessão Solene de outorga, in memoriam, da Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” ao médico vianense Roland Montenegro Costa.

Ele foi referência em cirurgia do aparelho digestivo, sendo considerado pioneiro nos transplantes do Distrito Federal, por ter realizado, com a sua equipe, o primeiro transplante hepático em Brasília. A sua trajetória profissional serve de inspiração a todos amam e que buscam sucesso na carreira médica.

As suas habilidades renderam à medicina uma nova técnica para cirurgia no pâncreas. A destacada técnica de Montenegro para anastomose pancreato gástrica foi descrita em 2005 e apresentada em Heidelberg, na Alemanha.

Realizou diversas e exitosas cirurgias de grande risco, as quais geraram matérias específicas na imprensa escrita da capital do país.

Entre tantas homenagens, Roland Montenegro, pelo que fez à medicina de nosso país, recebeu o Diploma de Mérito Policial Civil “Presidente Juscelino Kubitschek”, em 2003; o título de “Cidadão Honorário de Brasília”, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, no ano de 2006; e o título “Melhores da Medicina do Brasil”, em 2007.

O renomado médico também foi homenageado pela nossa respeitada Academia Vianense de Letras, em sessão solene de 24 de novembro de 2012. Na ocasião, com muita honra, proferi, em nome da AVL, saudação ao homenageado daquele ano.

Essas, entre outras homenagens, destacaram, ainda em vida, a dedicação e o profissionalismo do filho primogênito do casal Raimundo Nonato de Almeida Costa e Maria Gomes Costa, deixando um legado notável na área da medicina.

Em seus 45 anos de experiência profissional, o médico Roland Montenegro Costa teve uma breve passagem pelo Hospital Geral (MA) e fez um treinamento em Cirurgia vascular no Hospital de Andaraí (RJ). Em Brasília (DF), trabalhou como cirurgião geral no Hospital Regional de Planaltina e Hospital Regional de Sobradinho. O médico também atendeu em consultório particular.

Após uma temporada de aperfeiçoamento no exterior, na Alemanha e Estados Unidos, em Pittsburgh, Estado da Pensilvânia, o Dr. Roland foi lotado na Unidade de Cirurgia Geral do Hospital de Base de Brasília (DF), onde laborou até a sua aposentadoria.

Esposo, pai de quatro filhos e avô de duas netas, o Dr. Roland era amante de aventuras, esportes radicais, caça e pescaria.

Rendo também minhas homenagens a este Parlamento Estadual parabenizando a Assembleia Legislativa do Maranhão, na pessoa da Presidente, Exma. Deputada Estadual Iracema Vale e do Exmo. Deputado Estadual vianense Júlio Mendonça, pela proposição e aprovação da Resolução, que outorgou, in memorian, a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” ao médico vianense Roland Montenegro Costa, merecedor que foi, em vida, de todas as homenagens recebidas, pelo reconhecimento aos relevantes serviços prestados, por ele, à saúde.

Seu nome será lembrado e celebrado, não somente nesta data, pois seu legado o imortalizou também na Academia de Medicina de Brasília.

Agora, vem, à minha mente, a seguinte reflexão: quantas vidas foram salvas pela laboriosa dedicação do Dr. Roland Montenegro Costa? Quantas lágrimas foram enxugadas? Quantos sorrisos foram retomados em rostos sofridos, ao longo dos seus 45 anos na exigente profissão médica?

Podemos ter uma ideia, ainda que superficial, de que muitas vidas foram tocadas pela trajetória do Dr. Roland, diante das inúmeras manifestações de pesar na imprensa médica e jornalística, assim que correu a notícia do seu passamento, em 16 de setembro próximo passado.

E, parafraseando o Apóstolo Paulo na sua II Carta a Timóteo, Cap. 4, Vers. 7 e 8, o Dr. Roland agora de outro plano espiritual, pode dizer: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.

Segundo os egípcios, todo homem possui duas mortes: uma, quando a alma se desprende da matéria; e a outra, quando seu nome é pronunciado pela última vez na face desta terra. Por isso, os faraós construíram as pirâmides egípcias, para que seus nomes jamais fossem esquecidos.

Para todos que o conheceram, o médico Roland Montenegro Costa deixou o legado de gentileza, educação, simplicidade, humanidade, profissionalismo com inovação, e competência! Era notório o amor com que exercia sua missão de amor e de cuidado para com o próximo!

Que o exemplo de vida do Dr. Roland Montenegro Costa continue a inspirar a todos nós, sobretudo aos jovens do município de Viana, do Estado do Maranhão e do Brasil.

À família do homenageado meu abraço fraterno.

E a todos um Feliz Natal!

Muito obrigada!