PUBLICAÇÃO DA OBRA DE RAIMUNDO LOPES

Muito em breve, o Instituto GEIA lançará a compilação dos principais trabalhos de Raimundo Lopes, vianense reputado como cientista de fama nacional, cuja produção literária e científica encontrava-se, em grande parte, dispersa em publicações diversas como revistas, jornais e demais periódicos de sua época. 

O livro, reunindo os escritos de Raimundo Lopes, tornou-se realidade graças à iniciativa do acadêmico da AVL, José Raimundo Santos, que assumiu a responsabilidade de resgatar, junto à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, todos os trabalhos publicados pelo renomado vianense. 

Raimundo Lopes da Cunha era membro da Academia Maranhense de Letras e após o seu falecimento, ocorrido em 1941, foi escolhido como patrono da Cadeira n° 31 daquele sodalício. Na Academia Vianense de Letras é o patrono da Cadeira n° 11 (veja sua biografia no link Acadêmicos e Patronos). 

É lamentável que em Viana só exista (no papel) um pedaço de rua com o nome desse importante homem da ciência e da antropologia nacional.