Tributo à Dilú Mello marca as festividades dos 265 anos de elevação de Viana à categoria de Vila

Tributo à Dilú Mello marca as festividades dos 265 anos de elevação de Viana à categoria de Vila

AVL em Sessão Extraordinária Comemorativa dos 265 anos de elevação de Viana à categoria de Vila

      A Academia Vianense de Letras realizou Sessão Extraordinária Comemorativa dos 265 anos de elevação de Viana à categoria de Vila, no dia 8 de julho, no Parque Dilú Mello, bem como realizou Sessão Solene de Elogio ao Patrono da Cadeira nº 40 da AVL, Heitor Piedade Júnior e de Outorga do Diploma de Honra ao Mérito Vianense, no dia 9 de julho, na sua Sede, Casa Anica Ramos.

      O Parque Dilú Mello foi reinaugurado no último dia 6 de julho, pela Prefeitura Municipal de Viana, após a sua revitalização, sob o comando do Prefeito Municipal Carlos Augusto Furtado Cidreira. E dia 8 de julho, às 20 horas, no Parque Dilú Mello, a AVL realizou uma Sessão Extraordinária Comemorativa dos 265 anos de elevação de Viana à categoria de Vila, onde apresentou um Tributo à Dilú Mello, Patrona da Cadeira nº 9, da AVL, com a participação dos acadêmicos da AVL, performance teatral e show do cantor e compositor Rogéryo Du Maranhão.

      A Sessão teve início com a composição da mesa diretiva em que todos os acadêmicos presentes nela tomaram assento, bem como as autoridades presentes, a Vice-Prefeita Municipal de Viana, Regina Machado, bem como a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Viana, Cleicy Machado Nunes.

      A Presidente da AVL, Fátima Travassos em seu discurso falou sobre a trajetória de vida e obra da ilustre vianense Dilú Mello. Em seguida, foi apresentada uma performance teatral em homenagem à Dilú Mello pelos acadêmicos da AVL, a artista visual Susana Pinheiro e o cantor e compositor Rogéryo Du Maranhão. Logo após, foi lançada a canção “Viana, amor sem igual”, uma música em homenagem à Viana, cuja composição é uma parceria de Fátima Travassos e Rogéryo Du Maranhão, e por eles interpretada. Ao final, o cantor e compositor Rogéryo Du Maranhão cantou várias músicas de Dilú Mello e outras de sua autoria, acompanhado pelos músicos Elenilson Silva (saxofonista), Thiago Santos (sanfoneiro) e Daniel Martins (maestro e pianista).

      Estiveram presentes na solenidade os acadêmicos: Fátima Travassos, Carlos César Silva Brito, Marcone de Nazaré Veloso, Laurinete Costa Coelho, Antônio Bernardino Rabelo Filho, Luiz Antônio de Jesus Morais, Maria da Graça Mendonça Cutrim, José Ribamar D’Oliveira Costa Júnior, Geraldo Pereira Costa, Joaquim de Oliveira Gomes, Maria Vitória dos Santos, Maria Susana Silva Pinheiro e Rogéryo Du Maranhão.

      O Parque Dilú Mello foi tomado pela população vianense e visitantes, onde também reuniram-se várias brincadeiras de bumba-meu-boi, uma das mais fortes manifestações folclóricas da Baixada Maranhense.

Presidente da AVL, Fátima Travassos

Cantor e Compositor Rogéryo Du Maranhão

Tributo à Dilú Mello

Susana Pinheiro e Rogéryo Du Maranhão apresentam o “Tributo à Dilú Mello”

Público presente às comemorações dos 265 anos de Viana

Empresário Luiz Henrique Travassos e esposa

Os músicos vianenses: Elenilson Silva (sax), Daniel Martins (teclado) e Thiago Santos (sanfona)

Vianenses prestigiam o aniversário da cidade

Rogéryo Du Maranhão canta Dilú Mello

Show do cantor Rogéryo Du Maranhão

Performance teatral apresentada pelos acadêmicos da AVL Susana Pinheiro e Rogéryo Du Maranhão

Canções de Dilú Mello na voz do cantor Rogéryo Du Maranhão

Autoridades locais e convidados

Alberto Gomes e Rogério

Prefeito Municipal Carlos Augusto Cidreira, Primeira-Dama Cleisane Cidreira e familiares

      No dia seguinte, 9 de julho, às 20 horas, foi realizada a Sessão Solene de Elogio ao Patrono da Cadeira nº 40 da AVL, Heitor Piedade Júnior e de Outorga do Diploma de Honra ao Mérito Vianense, na Sede da Academia Vianense de Letras, Casa Anica Ramos.

       A Solenidade teve início com a entrada dos acadêmicos ao som do Hino da AVL, interpretado pelo coral de alunos da E. M. São José de Ribamar, do povoado Caru, zona rural do município de Viana, acompanhados pelo maestro Daniel Martins, uma apresentação especial, fruto do Projeto “AVL na Escola”, da Academia Vianense de Letras, em parceria com a Prefeitura Municipal de Viana e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Mesa Diretiva da Solenidade

      Iniciada a Solenidade, e composta a mesa diretiva, a Presidente Fátima Travassos fez o Elogio ao Patrono da Cadeira nº 40 da AVL, Heitor Piedade Júnior, contando um pouco do legado de vida e obra do saudoso Acadêmico, agora, Patrono da AVL, destacando a sua vocação sacerdotal, seu trabalho pastoral e acadêmico, até os últimos dias de sua vida, quando faleceu, em 26 de janeiro de 2022, na cidade do Rio de Janeiro. Presentes os familiares e amigos de Heitor, estes ficaram tomados de emoção e lisonjeados com a memória ali revivida e exaltada na homenagem ao eterno padre Heitor Piedade Júnior.

      Ao final, para homenagear o elogiado, foi apresentada a canção “Ave Maria”, que foi interpretada pelo maestro Daniel Martins, acompanhado pelo saxofonista Elenilson Silva.

Presidente da AVL, Fátima Travassos faz o Elogio ao Patrono da Cadeira nº 40 da AVL, Heitor Piedade Júnior

      No segundo momento da noite, houve as Homenagens Especiais em que foram outorgados os Diplomas de Honra ao Mérito Vianense, título oferecido pela Academia Vianense de Letras, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à AVL, ao Município de Viana, à Baixada Maranhense e ao Estado do Maranhão, em diversas áreas.

      A primeira homenageada foi a Senhora Marli da Silva, em reconhecimento à importante dedicação e a sua efetiva participação nos eventos culturais da Academia Vianense de Letras, na companhia de seu cônjuge, hoje, Patrono da Cadeira nº 40, Heitor Piedade Júnior.

Presidente da AVL, Fátima Travassos e a homenageada Marli da Silva

      A Presidente Fátima Travassos enfatizou a biografia da homenageada Marli da Silva, e, ao final, fez a leitura e entrega do diploma.

      A segunda homenageada foi a Professora Teresinha de Jesus Meireles Gomes, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação no município de Viana.

A homenageada Teresinha de Jesus Meireles Gomes ladeada por Fátima Travassos e Joaquim Gomes

      O acadêmico Joaquim de Oliveira Gomes, falou sobre a biografia da homenageada e, a Presidente Fátima Travassos fez a leitura e entrega do diploma.

     O terceiro homenageado da noite, Cleinaldo Castro Lopes. Impossibilitado de estar presente, por encontrar-se enfermo. Foi homenageado pelo acadêmico José Ribamar D’Oliveira Costa Júnior que fez a leitura de sua biografia. A Presidente Fátima Travassos comunicou que a entrega do diploma se dará em um outro momento, com a entrega pessoal do Diploma ao homenageado.

Acadêmico Costa Júnior faz a leitura da biografia do homenageado Cleinaldo Castro Lopes

      Seguindo com as homenagens, foi o momento da entrega do diploma ao professor Ramilson da Trindade Gomes, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação na Zona Rural do Povoado Caru e no município de Viana.

Professor Ramilson da Trindade Gomes, homenageado, ao lado da Presidente da AVL, Fátima Travassos

           A acadêmica Vitória Santos fez a leitura da biografia do homenageado, seguida da leitura e entrega do Diploma.

      Finalizando as homenagens, foi o momento da Advogada Dra. Amália Gomes Varão receber a honraria, em reconhecimento aos relevantes serviços de assessoramento prestados, voluntariamente, à Academia Vianense de Letras, desde 2017. E, na oportunidade, a acadêmica Susana Pinheiro fez a leitura da biografia da homenageada e a Presidente fez a leitura e entrega do diploma.

A advogada Dra. Amália Varão, homenageada, recebendo o Diploma de Honra ao Mérito da Presidente da AVL, Fátima Travassos

      Ao final, houve o momento dos homenageados agradecerem, quando proferiram palavras de gratidão: Marli da Silva, Lourival Gomes, Ramilson Gomes e Amália Varão.

      Os condecorados foram homenageados com a canção “Viana, amor sem igual”, interpretada pelo cantor e compositor Rogéryo Du Maranhão e Fátima Travassos.

     

      Logo em seguida, foi apresentada a performance teatral de Dilú Mello, por Rogéryo Du Maranhão e Susana Pinheiro, que recebeu os aplausos da plateia, uma homenagem à cantora, musicista, vianense, Dilú Mello, que elevou o nome de Viana e do Maranhão nas apresentações que fazia no Brasil e no exterior.

      Uma noite especial para todos os acadêmicos, homenageados e plateia presentes. Mais uma vez, a Academia Vianense de Letras reafirmou o seu compromisso com a cultura, a história, a literatura e as artes no município de Viana!