Academia Vianense de Letras

Nos dias 20 e 21 de outubro, na cidade de Viana/MA, a Academia Vianense de Letras – AVL, em parceria com a Prefeitura Municipal de Viana e Secretaria Municipal de Educação de Viana/SEMED, realizou o Curso de História de Viana e o I Café Literário, que contaram com a presença de autoridades locais, acadêmicos, professores e alunos, com vasta programação cultural.

Objetivando oferecer uma formação sobre a história do município de Viana/MA aos professores e alunos das Redes Pública e Privada, a AVL ministrou o Curso de História de Viana, tendo em vista o carente acervo bibliográfico sobre a referida temática e considerando as diversas publicações dos acadêmicos da AVL sobre a história do município.

O evento iniciou com a apresentação do Mapa Político de Viana/MA, que ficou exposto durante todo o evento, pelo Escritor Raimundo Campelo Franco que, ao final, presenteou o acervo literário da Biblioteca Pública Municipal, fixando o Mapa Político para estudo e pesquisa de alunos e professores da região.

O Curso História de Viana, realizado no Auditório do Fórum Desembargador Manoel Lopes da Cunha, no dia 20 de outubro, fez um resgate histórico do município e foi ministrado a partir de duas temáticas: “Da Aldeia do Maracu à Vila de Viana”, apresentada pelo Escritor Desembargador Lourival Serejo e “Da Vila de Viana aos dias atuais”, desenvolvida pelo Escritor Luiz Alexandre Raposo.

No turno da tarde, o evento contou ainda com a participação da Academia Maranhense de Letras, representada pelo seu Presidente, o Acadêmico Benedito Buzar, que coordenou o debate literário acerca da formação do escritor “Porque escrevo, como escrevo e para quem escrevo” com a participação dos acadêmicos da AML Carlos Pinheiro Gaspar,  Sebastião Moreira Duarte e Lourival Serejo.

Na ocasião, o Escritor e também acadêmico da AVL, Carlos Pinheiro Gaspar, num gesto singular para com a cultura e o povo vianense, anunciou sua vontade de doar o Casarão Sobrado Amarelo, de propriedade de sua família, para a Prefeitura Municipal de Viana/MA, comprometendo-se, perante todos os presentes, a entregar a Escritura Pública de Doação, em breve.

O segundo dia foi realizado na Biblioteca Pública Municipal Ozimo de Carvalho, sob a coordenação do Escritor e Vice-Presidente da Academia Vianense de Letras – AVL, Elvemir Nunes Franco, que conduziu o I Café Literário, Palestra Literária e Leitura Poética com a temática “Cultura Regional, seus Desafios e Possibilidades”.

Abrindo o evento literário de forma brilhante, a atriz da Companhia Teatral Vianense – COTEV, Christhy Arly, declamou a poesia “Campos Verdes”, de autoria do Escritor Luiz Alexandre Raposo, emocionando a todos os presentes.

Durante o evento, alunos da Companhia Teatral Vianense – COTEV e de escolas públicas municipais, interpretaram algumas poesias:

·         “Pra não dizer que não falei” de autoria de Juju Amorim, por Letícia Garcia Moraes, aluna do 1º Ano do Ensino Médio, do Centro de Ensino Nossa Senhora da Conceição.

·         “Amor de poesia”, de autoria de Fátima Travassos, por Alain Viana, ator da Companhia Teatral Vianense – COTEV;

·         “Solitários Pescadores”, de autoria de Juju Amorim, por Emerson Vitor Moraes Pereira, aluno do 2º Ano do Ensino Médio, do Centro de Ensino Nossa Senhora da Conceição;

·         “Sol da Vida”, de autoria de Fátima Travassos, por Simone Rafysa Pinheiro Maciel, aluna do 1º Ano do Ensino Médio, do Centro de Ensino Nossa Senhora da Conceição;

Apresentaram-se ainda: a poetisa Laurinete Coelho, interpretando a poesia “Viane-se! Poeme-se!”, de sua autoria; e a professora Maria de Jesus Lopes da Costa, com as poesias “Meditação” e “Quisera eu”, ambas de sua autoria.

Participaram da mesa redonda sobre cultura, além do Escritor Elvemir Nunes Franco, o Escritor e Presidente da Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras – AMCAL, César Brito e o Compositor Toninho Rabelo.

Durante todo o evento foi facultada a palavra ao público presente que contribuiu significativamente para o desenvolvimento dos trabalhos através de perguntas e debates literários, culturais e históricos, demonstrando o interesse dos vianenses em fomentar e valorizar a cultura regional.

O compositor Toninho Rabelo interpretou algumas canções de sua autoria para deleite dos presentes que se emocionaram e cantaram junto com o artista da terra, que trouxe composições que falam com sentimento e verdade da cidade dos lagos.

Ao final, houve o lançamento do livro de poesias “Naturalmente te amo” e o relançamento da obra “A Senhora e o Lavrador, ambos de autoria do Escritor Jediael Everton Cutrim, que fez uma sinopse das obras, apresentando-as ao público presente e autografando alguns exemplares que foram adquiridos pelos leitores que prestigiaram o evento cultural.

A Academia Vianense de Letras agradece a todos os presentes que participaram dos dois dias de eventos culturais, preparados e dedicados àqueles que acreditam na cultura de sua terra, valorizando-a e reconhecendo-a como sua identidade cultural.

O evento contou com a presença e parceria da Prefeitura Municipal de Viana e da Secretaria Municipal de Educação/SEMED, nas pessoas de seus representantes Magrado Barros e Raimundo Benedito Oliveira Júnior, presentes ainda a primeira-dama municipal, Haydna Amorim, o Presidente da Câmara Municipal, Válter Serra e o Vereador Batista Luzardo Barros Segundo.

A AVL agradece ainda à assessoria da Secretaria Municipal de Educação/SEMED, nas pessoas de Creusirene Lobato e Jacione Nunes Andrade, bem como a toda a equipe da Biblioteca Pública Municipal Ozimo de Carvalho, sob a coordenação de Jacirema Costa, que se dedicaram com zelo e eficiência na realização do evento.

 

: :    GALERIA DE FOTOS DO CURSO DE HISTÓRIA    : : 

 



: :    GALERIA DE FOTOS DO 1ª CAFÉ LITERÁRIO    : :