Academia Vianense de Letras

A cidade de Viana/MA se despediu, no último dia 24, do bispo Dom Sebastião Lima Duarte, transferido, por nomeação do Papa Francisco, anunciada em 20 de dezembro de 2017, da sede episcopal de Viana para a diocese de Caxias/MA, tomando posse no último dia 25 de fevereiro.
Dom Sebastião Lima Duarte foi o quinto bispo de Viana e estava na diocese desde julho de 2010, quando foi nomeado. Nasceu em 1964, em Carutapera (MA) e iniciou seus estudos eclesiásticos no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (1985-1991) e, logo depois, mudou-se para Roma.
Formou-se no Instituto Patrístico Augustinianum (1995-1998), ordenando-se padre em 30 de novembro de 1991, tendo como lema episcopal: "Fiat voíuntas tua".
O religioso destacou-se na cidade de Viana nos últimos sete anos e dirigiu, com serenidade e humildade, o pastoreio da Diocese. Em cerimónia realizada na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, sede da Diocese de Viana, localizada no bairro Matriz, foi celebrada a vida e missão do bispo, em reconhecimento e gratidão ao ministério episcopal fecundo desempenhado por Dom Sebastião na comunidade católica e na Diocese de Viana/MA. Muitos fiéis vianenses se deslocaram para a cidade de Caxias, a fim de presenciarem mais esse ato de fé cristã.
A Academia Vianense de Letras, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Igreja como pastor da Diocese de Viana, outorgou Homenagem Especial com a entrega de Diploma de Honra ao Mérito Vianense ao Bispo Dom Sebastião, em Solenidade Comemorativa dos 15 anos de sua fundação, realizada na cidade de Viana/MA, no dia 27 de maio de 2017. E externa votos de gratidão ao Bispo Dom Sebastião, desejando que a comunidade católica de Caxias/MA o receba com alegria e união fraterna, e que a missão episcopal continue a ser desempenhada com entusiasmo e fé.