Academia Vianense de Letras

Escritor de textos teatrais, compositor, figurinista, diretor de espetáculos e professor de teatro, Elvemir Nunes Franco, mais conhecido como “Elves Franco”, nasceu em Viana no dia 18 de novembro de1971.

Filho do casal Eldimir Garcia Franco, popularmente conhecido como “Elzinho” e de Rosa dos Santos Nunes Franco, Elvemir, ainda menino, já mostrava inclinações para as artes cênicas, promovendo brincadeiras de teatro de sombra com seus colegas de bairro.  Em 1985, aos 14 anos, Elvemir mudou-se para São Luís, iniciando ali, de fato, seu envolvimento com o teatro no grupo da Igreja Nossa Senhora da Glória, no bairro da Alemanha, do qual foi diretor por vários anos. 

Em 1994, aos 23 anos, em uma de suas temporadas passadas em Viana, fundou a Companhia Teatral Vianense (COTEV), quando incentivou e dirigiu vários espetáculos, estimulando assim o renascimento das artes cênicas na cidade, já quase totalmente apartadas do nosso cenário cultural.

Mais tarde, mesmo ao se graduar em Pedagogia, continuou a dar ênfase à sua vocação nata. Adquirida a formação de ator pelo CACEM – Centro de Artes Cênicas do Estado do Maranhão - abraçou definitivamente o teatro como opção de vida e de carreira profissional.

Foi dessa maneira que Elves Franco coordenou, durante dez anos, o “Programa Sol Nascente”, projeto social mantido pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Atualmente, dirige o “Programa Renascer”, outro projeto social do governo do Estado, este último sob os auspícios da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Paralelamente, Elves também assume a direção dos grupos de teatro do Instituto Divina Pastora e da Escola Viva Vida, com os quais conquistou vários prêmios no Festival Maranhense de Teatro Estudantil, anualmente promovido pela Secretaria de Estado da Educação.

São os seguintes, os prêmios conquistados por ele:

  • Melhor Diretor em 2010;
  • Melhor Cenário, Melhor Figurino, Melhor Diretor e Melhor Espetáculo em 2011;
  • Melhor Cenário e Melhor Figurino em 2012;
  • Melhor Diretor, Melhor Figurino e Melhor Espetáculo em 2013;
  • Melhor espetáculo em 2014.

 No ano de 2012, o jovem diretor teatral publicou o livro “No Palco da Escola - Textos Teatrais”, obra voltada aos educadores e educandos, na qual são apresentados seis textos infanto-juvenis, cujos temas abordam assuntos contemporâneos, com situações que favorecem o diálogo acerca do bullying, da amizade, do respeito e das questões ambientais. Utilizando-se de uma linguagem simplificada, o livro ainda apresenta sugestões de cenários e figurinos, facilitando assim a montagem dos espetáculos para aqueles que não têm intimidade com as artes cênicas. Na esteira deste trabalho, o professor Elvemir Franco foi convidado para proferir palestras na Academia Sambentuense de Letras, na Academia Lagopedrense de Letras e na UEMA de Caxias.

Em Viana, à frente da Companhia Teatral Vianense, Elves dirigiu grandes espetáculos da “Paixão de Cristo”, que arrastavam multidões pelas ruas da cidade. Também dirigiu a peça intitulada “Raquel”, que depois de Viana foi encenada em vários municípios vizinhos.

“A Casa da Mãe Joana”, foi outro trabalho seu de grande sucesso. Com texto de sua autoria, o espetáculo, depois de viajar também pelas cidades vizinhas, foi premiado em São Luís. Em sua ultima apresentação aqui em Viana, “A Casa da Mãe Joana” foi vista por 2.800 alunos da Rede Estadual de Ensino.

Seu último trabalho em Viana aconteceu no final do ano de 2014, quando realizou com os alunos da Rede Municipal de Ensino, o espetáculo “O Auto do Natal”, apresentado na praça desta igreja para uma grande plateia, como parte da programação do “Natal dos Lagos” da Prefeitura Municipal.

 Por Luiz Alexandre Raposo