Academia Vianense de Letras

Neste ano de 2016, em que se completam 150 anos de nascimento e 70 da morte de Catulo da Paixão Cearense, foi lançada a biografia do nosso poeta, cantor e compositor que tanto encantou gerações e mais gerações de brasileiros.

Com 624 páginas e prefácio de José Sarney (membro da Academia Brasileira de Letras), o livro narra em minúcias a história de Catulo e sua família, desde a trajetória de seu pai Amâncio da Paixão Cearense, no Ceará, Maranhão e Rio de Janeiro, até a morte do poeta em 1946.

O autor da obra, Luiz Américo Lisboa Junior, é baiano, natural de Salvador. Pedagogo e Historiador, iniciou suas pesquisas musicais em 1975. Em 1983, realizou o curso "História da Música Popular Brasileira" no Instituto de Música da Universidade Católica de Salvador, curso este que ministrou até 1990 em diversas Universidades brasileiras.   Luiz Américo é autor também dos seguintes livros: A presença da Bahia na música popular brasileira (1990) e 81 temas da música popular brasileira (2000).

O lançamento ocorreu no último dia 31 de maio, na Livraria Leitura, no São Luis Shopping, onde continua à venda aos interessados em conhecer a vida e a obra do compositor que muito contribuiu para o enriquecimento do nosso cancioneiro popular.

O livro deverá ser lançado também em Salvador e demais cidades brasileiras ao longo da ano em curso.